Após frio intenso, moradores aproveitam tarde de sol para curtir ao ar livre na Capital

Atualizado

O frio que chegou na última sexta-feira (2), permaneceu durante este domingo (4) em Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Ciram, ao menos 20 municípios registraram temperaturas negativas. Em Urubici e São Joaquim, na Serra Catarinense, os termômetros marcaram entre -6°C e -4°C, nas primeiras horas da manhã. Uma ampla geada cobriu as paisagens das regiões mais altas do Estado.

Professores da escola Dance ImPar, de Florianópolis, ofereceram aulas gratuitas na Beira-Mar Norte – Anderson Coelho/ND

Blumenau, no Vale do Itajaí, teve um dia de muito sol. Os termômetros marcaram entre 2°C e 17°C. Em Chapecó, na região oeste, de acordo com a Epagri/Ciram, as temperaturas chegaram aos 0°C durante a madrugada, indo a 14°C durante a tarde.

Temperaturas mais amenas na Capital

Moradores e turistas aproveitaram as temperaturas mais amenas na tarde deste domingo (4) para curtir o dia ao ar livre em Florianópolis. Com temperatura na casa dos 17°C, a Beira-Mar Norte em Florianópolis recebeu grande público.

O gerente de loja, Gilvan Júnior, de 26 anos, levou a esposa Raissa Oliveira, 27, o filho Heitor Felgueiras, 2, e a filha Isabella Valentina, 5, para aproveitarem o dia em um dos pontos mais famosos da Capital.

Gilvan Júnior e Raíssa Oliveira com os filhos na Beira-Mar Norte – Anderson Coelho/ND

Natural de Brasília, a família mora em Florianópolis há seis meses e ainda está se adaptando ao clima mais frio na região sul do país. “Para ser sincero, quero que o verão volte logo, estavamos acostumados com o clima seco e temperaturas mais altas”, afirma.

A moradora Frantheska Alves, veio aproveitar a tarde ao ar livre. Ela diz escolher a Beira-Mar Norte por ser um local tranquilo para passeios. “O clima agradável ajuda, estou feliz que as temperaturas estão mais amenas. Por mim, poderia ficar sempre assim. Vim de Belém há dois anos, é um pouco difícil para se adaptar”, conta a administradora.

Frantheska Alves aproveitou a tarde com o filho de uma amiga – Anderson Coelho/ND

Já a cuidadora de animais, Karina Greice, 43, passou a tarde a trabalho no local, trazendo os cães Bob e Maia para passear. Natural do Rio de Janeiro, ela mora há 10 anos em Florianópolis, porém ainda não se acostumou com as temperaturas mais baixas. “Para mim do jeito que está ainda é muito frio (risos). Para quem vem do Rio é difícil se acostumar com as temperaturas assim”, conta Greice.

Karina Greice saiu para passear com os cachorros – Anderson Coelho/ND

Nova frente fria deve entrar

As baixas temperaturas devem ter uma pequena estiagem durante a próxima semana. De acordo com a Epagri/Ciram, nesta segunda-feira (5) o clima mais frio ainda deve permanecer com mínima de 6°C e máxima de 19°C para a Capital. Na terça-feira (6), os termômetros devem registrar entre 14°C e 20°C.

A quarta-feira (7) deve ser de sol e algumas nuvens em SC, com nevoeiros ao amanhecer e temperaturas entre 15°C e 24°C. A quinta-feira (8) deve seguir a mesma tendência, com temperaturas entre 16°C e 26°C.

Na noite de sexta-feira (9) e durante o sábado (10), uma nova frente fria deve entrar no Estado, provocando algumas pancadas de chuva, que não devem perdurar por muito tempo. A falta de chuva deve continuar sendo um problema na Grande Florianópolis.

Ainda segundo a Epagri/Ciram, as temperaturas devem voltar a cair, devido ao avanço de uma massa de ar frio, que favorece a condição de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto entre os dias 11 e 13. No restante do período, deve haver sol com variação de nuvens em todo o Estado.

Temperaturas para esta segunda-feira em Santa Catarina

Florianópolis – mínima de 6°C, máxima de 19°C

Criciúma – mínima de 4°C, máxima de 20°C

Urupema – mínima de -7°C, máxima de 12°C

Chapecó – mínima de 4°C, máxima de 18°C

Joaçaba – mínima de -1°C, máxima de 17°C

Canoinhas – mínima de 0°C, máxima de 15°C

Joinville – mínima de 7°C, máxima de 21°C

Blumenau – mínima de 4°C, máxima de 19°C

Tempo