Após madrugada fria, geada muda paisagem em Santa Catarina

Atualizado

Faltam mais de 60 dias para o início do inverno, mas nos últimos dias os catarinenses puderam relembrar algumas características da estação mais fria do ano.

Geada em São Joaquim – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Depois de um amanhecer gelado no sábado (4), com destaque para o Oeste e aos Planaltos Norte e Sul, a condição se repetiu neste domingo (5), mas com maior intensidade. 

O espetáculo ganhou ainda mais apreço, especialmente nas regiões mais baixas onde a geada foi a protagonista da vez. O registro foi no Vale do Caminhone da Neve, em São Joaquim, onde a estação local registrou  1.8ºC no amanhecer

Geada em São Joaquim – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Segundo o meteorologista, Pitter Scheuer, em algumas regiões a temperatura chegou próxima de zero graus. 

“Esse fim de semana tivemos frio acentuado, tanto no Oeste quanto na Serra, Litoral e Vale do Itajaí. Tivemos temperatura mínimas, o suficiente para ter geada.  Durante a madrugada e amanhecer tivemos temperaturas próximas de 0º nas áreas de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici”, diz o especialista.

Geada em São Joaquim – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Previsão para a semana

A partir desta segunda-feira (6) tem mudanças no comportamento do tempo em Santa Catarina. Conforme o meteorologista, a presença de uma frente fria provoca aumento de nuvens pela manhã, chuva com trovoada e queda da temperatura no decorrer do dia.  

A condição de deve provocar pancadas de chuva com raios primeiramente no Oeste e Serra incluindo o Litoral Sul. Ao longo da tarde e noite se estende para as demais regiões.

Durante a tarde, temperatura amena do Oeste a Serra com máximas entre 17/20ºC com maior aquecimento no Litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí com máximas entre 30/33ºC.

Mais conteúdo sobre

Tempo