Após temporais, Santa Catarina terá frio intenso e chances de neve

Atualizado

A tão esperada neve pode chegar à Serra de Santa Catarina nesta quarta-feira (1º). Segundo a Epagri/Ciram, o frio intenso e a passagem de um ciclone extratropical possibilitam o aparecimento do fenômeno pela primeira vez neste inverno.

Neve na Serra catarinense – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom

Já nas primeiras horas de quarta, as áreas mais altas do Planalto Sul também podem ter chuva congelada. A condição permanece na madrugada de quinta-feira (2). Além disso, a nebulosidade favorece o aparecimento de geada ampla.

Conforme o boletim meteorológico da Epagri, “a umidade elevada no Oeste e Sul do Estado mantém a temperatura abaixo de 10°C na quarta”. A partir de quinta, o ar mais seco e frio faz os termômetros baixarem ainda mais na noite e amanhecer. As mínimas podem alcançar -6°C do Oeste ao Planalto. 

No Alto Vale do Itajaí e em Florianópolis, a madrugada pode registrar temperaturas entre 0°C a 5°C com chance de geada isolada. Já no Litoral, os termômetros marcam entre 4°C a 9ºC no amanhecer. A previsão se repete até sábado. 

Atenção aos cuidados com a saúde devido à Covid-19 e doenças respiratórias características de inverno”, comenta a meteorologista Gilsânia Cruz.

Leia também:

Os ventos fortes registrados na manhã desta terça-feira (30) também se mantêm nos próximos dias. No Oeste e Planalto, as rajadas ficam entre 60 a 100 km/h entre quarta e quinta. A Defesa Civil monitora a situação. 

Mais conteúdo sobre

Tempo