Arte para Todos amplia atendimento e investe em novos projetos em Joinville

Programa vai atender também crianças, jovens e adultos com transtornos leves ou deficiência

Arquivo/ND

Integrantes do programa participam de mostra onde apresentam seus trabalhos

O programa de formação cultural Arte para Todos, mantido pelo IMPAR – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento, inicia o seu quinto ano de atividades com muitas novidades e desafios. Neste ano, o programa está ampliando a abrangência do público alvo, que desde sua criação em 2011 beneficiava especificamente pessoas com deficiência intelectual atendidas pelo NAIPE – Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial, da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville.

A partir deste ano, o Arte para Todos vai atender também crianças, jovens e adultos com transtornos leves ou limitações (aparentes ou não); que tenham ou não alguma deficiência física, auditiva ou visual associada. Com isso, as vagas nas oficinas de dança e teatro serão destinadas também a pacientes atendidos por outras instituições, clínicas ou escolas de Joinville e região.

E como forma de viabilizar a ampliação no atendimento do Arte para Todos, que neste ano terá seis turmas de oficinas de dança e teatro, as 90 vagas oferecidas serão divididas entre alunos bolsistas (com bolsas de 50% e 100% patrocinadas por empresas, instituições e pessoas físicas) e alunos pagantes (matrícula + 9 parcelas de 160 reais). Esta condição irá permitir o acesso de alunos de famílias com condições de contribuir com o projeto e manter a participação de famílias de baixa renda, que serão beneficiadas pelas bolsas parciais ou integrais.

Entre as novidades está também um projeto inédito de iniciação musical, com o músico e compositor Fábio Cabelo, para turmas atendidas pelo programa; a estreia de um novo espetáculo do Grupo de Teatro Arte para Todos; a realização de um projeto de intercâmbio e residência, nas áreas de dança e teatro, com a Associação Crepúsculo, de Belo Horizonte; e ainda a implantação de duas oficinas – uma de teatro e outra de dança, para alunos da APISCAE – Associação para Integração Social de Crianças  a Adultos Especiais.

Estes quatro projetos foram contemplados no Edital e Mecenato do Simdec 2015 – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, da Fundação Cultural de Joinville. Já as atividades do Laboratório de Teatro destinadas ao pacientes do NAIPE continuam neste ano, por meio de parceria com o Programa de Extensão Comunitária da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr., com 30 vagas, divididas em duas turmas, destinadas a adolescentes e adultos atendidos pela instituição.

Oficinas com matrículas abertas

As inscrições para as oficinas de dança e teatro Arte para Todos podem ser feitas pelo email iraci.seefeldt@impar.art.br ou diretamente com a equipe de coordenação do programa, que estará disponível para atendimento na Sala de Teatro do Centro Cultural Deutsche Schule, (anexo ao Bom Jesus/Ielusc), na rua Princesa Isabel, 438 – Centro, nos seguintes dias e horários: dias 23 e 24 de fevereiro, das 14h às 16h; ou ainda em março, durante as aulas experimentais que serão realizadas para que pais e alunos interessados em participar do programa possam conhecer os professores e o método de ensino.

As aulas das oficinas Arte para Todos iniciam em março e seguem até dezembro, com um encontro semanal, com duas horas de duração. A participação de pais e responsáveis nas atividades é fundamental e todas as aulas contam com acompanhamento de terapeutas especializados. Para famílias de baixa renda, é possível fazer a inscrição pelo Plano Social Arte para Todos, que fornece bolsas integrais (gratuidade de 100%) ou bolsas parciais (desconto de 50%).

Veja aqui o calendário de eventos

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...