Artista transforma escadaria central em obra de arte

Grafiteira Gugie fez uma intervenção radical na popular “escadaria do mijo”, entre as ruas Nereu Ramos e Deodoro, em Florianópolis

Tanto quem sobe, quanto quem desce, se surpreende com a beleza do trabalho - Carlos Damião
Tanto quem sobe, quanto quem desce, se surpreende com a beleza do trabalho – Carlos Damião

A escadaria entre as ruas Nereu Ramos e Deodoro, no Centro Histórico de Florianópolis, ganhou uma transformação radical, com o trabalho de Gugie, uma artista de rua que participou da Maratona Cultural 2018 da capital catarinense.

Conhecida popularmente como “escadaria do mijo”, o local sempre teve um aspecto de abandono, embora tenha sido uma iniciativa bacana da prefeitura de Florianópolis, na década de 1970, para humanizar a região central. Antes era uma via de tráfego de veículos, parte inicial da Rua Marechal Guilherme (sequência da Nereu Ramos), calçada a paralelepípedos. O projeto da escadaria foi desenvolvido pelo arquiteto Paulo Rocha, do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), hoje aposentado.

Com o tempo, o uso da escadaria foi desvirtuado, passando a ser um lugar mal cheiroso e sombrio, por causa da sua utilização como mictório a céu aberto.

Um detalhe da obra de arte: a mão da rendeira e os bilros - Carlos Damião
Um detalhe da obra de arte: a mão da rendeira e os bilros – Carlos Damião

A arte de Gugie ocupa grande parte das paredes lateral direita e frontal, chamando atenção de quem sobe da Rua Deodoro para a Nereu Ramos e Marechal Guilherme. Ela utilizou vários elementos de música e também da cultura local, como a mão de uma rendeira e os bilros utilizados para a confecção de rendas.

Gugie é o nome artístico da grafiteira Monique Cavalcanti, 24 anos, professora de artes e ligada ao movimento hip hop. Seus trabalhos se espalham por vários locais de Florianópolis, quebrando a monotonia visual do concreto.

Outro detalhe valoriza a figura de um músico - Carlos Damião
Outro detalhe valoriza a figura de um músico – Carlos Damião

Loading...