Confira as tendências e novidades no mundo dos cabelos

Homens e mulheres incomodam-se com as mudanças nos cabelos ao longo do tempo e, principalmente, com a queda. O poder dos cabelos não era apenas da época de Sansão. Hoje em dia, as madeixas continuam muito importantes para elevar a autoestima e o bem-estar. As perguntas em meu consultório são diárias: há algo novo contra os cabelos brancos? Posso voltar a ter o cabelo que tinha na adolescência? Vou ficar careca? Ah, esses cabelos… afinal, o que há de novo nos tratamentos em consultórios dermatológicos para melhorar a saúde dos fios? Abaixo, algumas tendências apresentadas em congressos no Brasil e no mundo.

Madeixas continuam importantes para elevar a autoestima – Divulgação/ND

O que há de novo para se fazer em casa?

Enquanto no ano passado os óleos essenciais reinaram absolutos nas tendências de cuidados dos fios, o ano de 2019 é dos boosters e dos pré-shampoos. Formulados de forma individual pelo dermatologista para cada tipo de fio e necessidade do couro cabeludo, os pré-shampoos são aplicados antes de entrar no banho, agem por alguns minutos e depois são enxaguados. Com poder de ação maior que um shampoo convencional, podem ser enriquecidos com diversos ativos e medicamentos para uma ação mais eficaz do tratamento. Já os boosters, também desenvolvidos de acordo com cada paciente, são pequenas ampolas formuladas de forma superconcentrada que agem de forma mais ampla que as tradicionais máscaras fortalecedoras. Podem ser combinadas para maior nutrição, definição de cachos, efeito liso, reparação intensa, dentre outras.

O que há de novo nos consultórios dermatológicos?

As tendências são aplicar diretamente no couro cabeludo os ativos necessários a cada paciente. Muitas técnicas estão sendo empregadas e algumas ainda em estudo, como o MMP capilar (microinfusão de medicamentos na pele), os lasers não ablativos (como o laser Fotona, por exemplo), os microagulhamentos robóticos e as infusões de ativos do próprio paciente, como a terapia regenerativa, que utiliza a infusão de fatores sanguíneos do próprio paciente no couro cabeludo para estimular seu desenvolvimento e crescimento. Em geral, as sessões são mensais e o número varia de acordo com cada paciente.

Perguntas sobre os cabelos são diárias no consultório – Divulgação/ND

O que há de novo nos salões de beleza?

Companheiros de homens e mulheres nos cuidados tão frequentes das madeixas, salões e cabeleireiros não podiam ficar de fora das tendências. Nos salões mais antenados e que se preocupam também com a qualidade dos fios, os secadores supersônicos, que liberam calor inteligente e com menor dano ao fio, estão cada vez mais presentes, assim como tinturas com menor quantidade de química e com ativos naturais e orgânicos.

E os cabelos brancos?

Estudos recentes entendem cada vez mais como o cabelo envelhece e sua associação com a genética, o estresse e a falta de algumas vitaminas, mas há um longo caminho a percorrer. Compreender como o cabelo perde a cor é apenas uma etapa, é preciso saber como agir e a resposta ainda não temos. Podemos tentar prevenir o surgimento com um estilo de vida saudável, bons hábitos alimentares ricos em antioxidantes e vitaminas. Contudo, quando o cabelo branco aparece, ainda precisamos recorrer a técnicas de tintura. Para ter maior qualidade nos fios, procure evitar tinturas que contenham amônia e faça com a menor frequência possível. A vaidade nos fios precisa ser em doses moderadas. Menos aqui também é mais…

Os nossos cabelos fazem parte da forma como nos apresentamos ao mundo. A saúde deles e seus cuidados dizem muito sobre como cuidamos de nós mesmos. Uma rotina de cuidados saudáveis é uma poderosa aliada para a qualidade dos fios. Que a tecnologia e o futuro ajam a nosso favor também no cuidado deles…

Mais conteúdo sobre

Inspira!