Asa de aeronave e mochila de piloto são encontradas no Litoral Norte de SC

Foram retomadas na manhã deste sábado (28) as buscas pela aeronave que sumiu no Litoral Norte de Santa Catarina, entre Navegantes e Itapema, na tarde da última sexta-feira (27). Pela manhã, as equipes encontraram uma asa da aeronave e uma mochila, que foi reconhecida pela família do piloto José Ubirajar Moreira da Silva, de 68 anos, que está desaparecido. As buscas continuam durante este sábado. José é pai do pré-candidato ao Governo do Rio de Janeiro e deputado estadual, Pedro Fernandes (PDT-RJ).

Os pertences do piloto José foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros - Corpo de Bombeiros/Divulgação/ND
Os pertences do piloto José foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros – Corpo de Bombeiros/Divulgação/ND

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, neste sábado foi delimitada uma área de busca de aproximadamente 25km quadrados, de acordo com as condições de vento e ondulação, onde há maiores chances de encontrar a aeronave e o piloto. Um pescador que estava no costão sul da Praia Brava de Itajaí avistou na manhã de sábado a asa do avião com letreiros boiando no mar junto aos molhes, o que confirmou a área delimitada como de maior possibilidade para encontrar os destroços do avião.

Atuam no local três embarcações do Corpo de Bombeiros. Além das embarcações, os arcanjos 01 e 02 permanecem de prontidão no solo e monitorando o clima, pois se o nevoeiro marítimo se dispersar as embarcações também retornarão as buscas.

A aeronave experimental de pequeno porte caiu cerca de 8km a sudeste de Navegantes, com apenas um ocupante. O piloto José decolou por volta de meio-dia de sexta-feira de Porto Belo e realizou o último contato com a torre de navegantes próximo a este horário. As buscas foram iniciadas na tarde de sexta-feira, mas foram suspensas por conta do mau tempo e do nevoeiro marítimo de sexta-feira. Por conta disso, as equipes precisaram fazer buscas aquáticas durante a noite de sexta. 

Área de buscas e local onde foi encontrada a mochila - Corpo de Bombeiros/Divulgação/ND
Área de buscas e local onde foi encontrada a mochila – Corpo de Bombeiros/Divulgação/ND

Geral