Associativismo de resultados

Divulgação/ND

Marcelo Nasato, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul
executiva@cdljaraguadosul.com.br

O início de uma gestão frente à diretoria de qualquer entidade traz sempre a expectativa de grandes mudanças. Via de regra imagina-se uma ruptura do que até então vinha sendo feito, com expectativa de reformulações no modo de condução, por parte dos novos diretores, e o anúncio de novos projetos.

No associativismo, porém, a regra é sempre somar o que já vinha sendo feito a inovações que são naturais a cada diretoria que assume o desafio de atuar pela representatividade de seu segmento. Porque é este esforço conjunto, que aglutina o que de melhor a entidade tem das experiências compartilhadas, que fortalece um segmento, como é o caso do varejo.

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul historicamente tem atuado com foco nesta premissa e os resultados alcançados em 47 anos de existência demonstram a assertividade das ações das diretorias que se sucederam neste período. Um destes fatores sem dúvida é a participação de empreendedores jovens ao lado de lojistas mais experientes, já acostumados ao trabalho de mobilização, e isto permite à entidade se oxigenar constantemente.

É com este objetivo que assumimos, ao lado dos demais diretores, a missão de conduzir a CDL no período 2016-2017, uma tarefa que traz orgulho e responsabilidade diante do atual quadro em que se encontra o varejo nacional e especialmente da importância que o segmento representa para a economia de Jaraguá do Sul e região.

Neste sentido, vamos buscar alcançar ainda mais amplitude às ações já que vêm sendo feitas, seja na articulação com outros setores organizados, em nossa comunidade, em questões como as legislações que regulam a atividade lojista – tributária e fiscal – ou no funcionamento do varejo formalmente estabelecido – como é o caso das chamadas feiras itinerantes.

O comércio historicamente mantém uma atuação muito identificada com o desenvolvimento de Jaraguá do Sul, é um setor que sempre se caracterizou como indutor do crescimento econômico da região a partir do estabelecimento de indústrias que hoje são referência nacional e internacional. Por isto, a importância do varejo estar ativo nas várias iniciativas do setor produtivo para colaborem para que a cidade mantenha e até elevem seus indicadores de qualidade de vida.

É nesta perspectiva que iremos atuar, para que o associativismo.

Loading...