Atrações no parque da Independência marcam 7 de Setembro em SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Apesar de estar fechado desde 2013 para reformas, o Museu do Ipiranga dá nome à celebração que comemora os 196 anos da independência do Brasil. Na sexta (7) e no sábado (8), a festa apresenta diversas atrações no parque da Independência, complexo que reúne o museu, a Casa do Grito, a Praça Cívica, o Monumento à Independência, o jardim e o riacho do Ipiranga.

Shows, danças, apresentações de teatro e outras intervenções artísticas ganham destaque no Museu do Ipiranga em Festa, evento organizado pelo ?Sesc e pela USP. Nesta edição, a programação foca em três eixos: o primeiro, de 1822, é a independência do país. O segundo, de 1922, marca o centenário da soberania brasileira e a efervescência intelectual da Semana de Arte Moderna. Por último, o bicentenário da independência e a reabertura do centro histórico, prevista para 2022.

O Museu Paulista, como é conhecido oficialmente, tem situação similar ao Museu Nacional, que foi atingido por um incêndio no domingo (2), no Rio de Janeiro. Ainda que o primeiro esteja recebendo verba para restauração, ambos são administrados por universidades públicas (USP e UFRJ), têm vasta importância social e cultural e sofrem com problemas estruturais. Segundo a organização do evento, o festival é de grande importância para que o público ocupe e se aproprie do espaço.

Parque da Independência – Av. Nazaré, s/nº, Ipiranga, região sul, tel. 2068-0032. Sex. (7) e sáb. (8): 10h às 20h. Livre. Estac. (grátis). GRÁTIS

Destaques

De Tempo Somos

O Grupo Galpão apresenta sarau lítero-musical que reúne 25 canções de espetáculos da companhia

Pça. Cívica do Pq. da Independência – Av. Nazaré, s/nº. Dom. (8): 18h.

Osusp e Coral

A orquestra sinfônica da USP se apresenta em conjunto com o coral da universidade

Monumento do Pq. da Independência – Av. Nazaré, s/nº. Sáb. (7): 18h.

Intervenção XIX

A peça do Grupo XIX retrata a busca por liberdade e identidade no Brasil

Esplanada do Pq. da Independência – Av. Nazaré, s/nº. Sáb. (7) e Dom. (8): 14h às 17h.

Cortejo Paulo Freire

Neste espetáculo musical, a Cia. do Tijolo homenageia o educador brasileiro

Esplanada do Pq. da Independência – Av. Nazaré, s/nº. Sáb. (7) e Dom (8): 14h, 15h e 16h.

Loading...