Conteúdo por Gazeta Esportiva

Atual bicampeão, Chile enfrenta convidado Japão na Copa América

Fechando a primeira rodada da Copa América, Chile, atual bicampeão do torneio com os títulos de 2015 e 2016, e Japão, um dos países convidados pela Conmebol, se encontram no estádio do Morumbi, em São Paulo, às 20h (de Brasília) desta segunda-feira, pelo grupo C, que ainda tem Uruguai e Equador.

Pelo lado dos sul-americanos, o colombiano Reinaldo Rueda, ex-Flamengo, fará sua primeira partida em competições oficiais no comando da equipe, num momento de reformulação da seleção. Misturando atletas experientes, como Arturo Vidal, do Barcelona, e Alexis Sánchez, do Manchester United, o time também terá novidades, caso do zagueiro Guillermo Maripán, do Alavés, que só jogou até agora amistosos pelo Chile.

Ainda assim, há muitos remanescentes das duas últimas conquistas, ambas contra a Argentina. Além dos dois já mencionados, a seleção chilena conta com os experientes Charles Aránguiz, Gary Medel, Jean Beausejour e Eduardo Vargas. O que preocupa, porém, é que, apesar de atual bicampeão, o Chile vem de uma derrota contra o México, um empate contra os Estados Unidos e uma vitória no sufoco contra o Haiti, todos amistosos preparatórios.

Do outro lado, a seleção japonesa, que disputa a sua segunda Copa América por convite (a primeira foi em 1999), tem uma filosofia um pouco diferente: aposta em atletas da base visando as Olimpíadas de 2020, sem esquecer que Tóquio será a sede desta competição.

Vindo de uma boa campanha na Copa da Ásia, em janeiro deste ano, quando ficou com o vice-campeonato, o técnico Hajime Moriyasu poderá contar com Takumi Minamino, do Salzburg, Maya Yoshida, do Southampton e Yuya Osako, do Werder Bremen.

Outro ponto de destaque será a presença do experiente Shinji Okazaki, do Leicester, de 33 anos, para tentar equilibrar a equipe. Além dele, Takefusa Kubo foi chamado. Ele é um meia de 18 anos que já atuou na base do Barcelona e, na última semana, foi contratado para o time B do Real Madrid.

FICHA TÉCNICA

JAPÃO X CHILE 

Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)

Data: 17 de junho de 2019 (segunda-feira)

Horário: 20horas (de Brasília)

Árbitro: Mario Díaz de Vivar (PAR)

Assistentes: Eduardo Cardozo e Dario Gaona (PAR)

Árbitro de vídeo: Jesus Valenzuela (VEN)

JAPÃO: Osako; Tomiyasu, Ueda e Itakura; Nakayama, Shibasaki, Sugioka e Iwata e Nakajima; Kubo e Okazaki.

Técnico: Hajime Moriyasu

CHILE: Arias; Isla, Medel, Maripán e Beausejour; Pulgar, Aránguiz e Vidal; Fuenzalida, Vargas e Sánchez.

Técnico: Reinaldo Rueda

Copa América