Audiência pública apresentará relatório de impacto sobre construção de ponte em Joinville

Atualizado

O IMA/SC (Instituto do Meio Ambiente) apresentará nesta quarta-feira (16), em uma audiência pública, o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental da implantação e operação da Ponte Joinville, no Norte do Estado. O evento acontecerá na Câmara de Vereados do município, às 19h.

Ponte irá melhorar a mobilidade urbana nas Zonas Sul e Leste do município – Foto: Divulgação

A ponte será a responsável pela ligação entre os bairros Adhemar Garcia, na Zona Sul e Boa Vista, na Zona Leste. Após a apresentação do projeto, a Prefeitura deve lançar em breve o edital de licitação pública internacional.

Ao todo, o financiamento para a obra custará US$ 40 milhões. O contrato foi assinado pela Prefeitura de Joinville com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) dentro do Programa Linha Verde Eixo Ecológico Leste Joinville.

Leia também:

De acordo com relatório que será apresentado na audiência, a malha viária e urbana do município foi sendo estruturada, ao longo dos anos de forma espontânea, sem seguir os critérios urbanísticos de planejamento.

Essa ocupação, segundo o IMA, teria gerado um sistema viário onde o desenvolvimento da malha urbana segue predominantemente na direção Norte/Sul. Com o intuito de minimizar os problemas atuais, a implantação da ponte criará um trajeto menor e reduzirá a necessidade de acesso dos habitantes pelo Centro da cidade.

O projeto

A ponte terá aproximadamente 833 metros de comprimento e 26 metros de largura, com duas faixas para bicicletas e ciclofaixa. Esta obra é considerada de vital importância para a mobilidade urbana de Joinville na ligação entre as zonas Sul e Leste.

Atualmente, as regiões são ligadas apenas pela Ponte do Trabalhador, no Bairro Guanabara, ou pela região central.

Infraestrutura