Auditoria do cuidado: Otimizar a prática e gerar maior cuidado ao paciente

Atualizado

Atenção e cuidados em todas as etapas do tratamento – Foto: Divulgação

A equipe de profissionais técnicos desempenha um trabalho voltado ao cuidado, buscando sempre um tratamento humanizado com o olhar atento no indivíduo e seus familiares.

São 24 horas por dia ao lado dos pacientes, sem intervalo, e em todas as fases do tratamento. Por ser uma profissão que demanda tanta atenção e cuidados, vem a somar para que o trabalho seja realizado com sucesso.

Mas, afinal, o que é auditoria do cuidado?

A auditoria do cuidado em enfermagem nada mais é do que a gestão do paciente internado com foco na segurança e no apoio técnico que tem como objetivo cuidar do paciente em seu atendimento hospitalar, promover contatos frequentes com o corpo clínico com o objetivo de alinhar as condutas técnicas e operacionais.

Além disso, os profissionais envolvidos ajudam a monitorar a segurança do paciente e, por consequência, apoiar para reduzir desperdício de consumo em saúde. A equipe técnica, normalmente, é formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, dentre outros profissionais de saúde.

Dessa forma, esta equipe integrada e focada na segurança do paciente ajuda a promover melhor assistência e otimização de recursos das operadoras de planos de saúde.

Através dos dados obtidos pela gestão do paciente internado pode ser desenvolvido treinamentos visando a melhoria da qualidade assistencial, a cobrança correta de insumos utilizados nos tratamentos e demais controles necessários para assegurar a qualidade do atendimento prestado.

Cuidado com o paciente

O paciente também é beneficiado pela auditoria do cuidado, pois ela influencia diretamente na coesão e qualidade do atendimento profissional de saúde com o enfermo, como destaca a Gerente de Regulação em Saúde da Qualirede, Giselli Raupp.

“O cenário de pandemia, de certa forma, mudou a percepção do mundo em relação à importância do papel da equipe técnica na linha de cuidado do paciente, visto que todos estão acompanhando a performance desses profissionais e os riscos que assumem para fazer o bem a outra pessoa e honrar sua profissão.

Cada vez mais os enfermeiros se dedicam ao cuidado, orientações e melhorias para este processo de atendimento aos pacientes.

Da mesma forma, a equipe que atua na gestão do paciente internado tem tido fundamental importância neste momento, pois apoia na orientação, na segurança do paciente e na discussão para as melhores práticas em saúde”, declara Giselli Raupp.

A Qualirede, empresa especializada em gestão em saúde, dedica-se a uma gestão voltada ao valor em saúde, em que o cuidado e a prevenção são pilares fundamentais para um bom atendimento em saúde.

“Nossa missão é cuidar das pessoas. Buscamos o que existe em melhor desde a equipe profissional, tecnologia e demais profissionais que contribuem de forma significativa para garantir as entregas com qualidade aos clientes. É nisso que acreditamos”, finaliza a Gerente de Regulação em Saúde.

Mais conteúdo sobre

Saúde é tudo