Aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres em São José

As inscrições para aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres em São José, na Grande Florianópolis, foram abertas. A atividade faz parte do novo projeto da Guarda Municipal de São José “Guarda Por Elas”.

O curso terá início no próximo dia 3 de outubro e será ofertado gratuitamente a todas as mulheres residentes em São José com mais de 14 anos, aptas ao desenvolvimento de atividades físicas. As inscrições podem ser realizadas no site da Prefeitura de São José.

O projeto tem como objetivo possibilitar alternativas para o enfrentamento da violência contra a mulher, por meio da disseminação dos direitos e mecanismos de proteção às mulheres, empoderamento feminino  no seu aspecto emocional e instruções de Krav Maga (Sistema de Combate e Defesa Pessoal Israelense).

Leia também: 

Serão oferecidas 60 vagas no total, que serão divididas em duas turmas com 30 alunas cada, em dois polos diferentes: na sede da GMSJ, no bairro Campinas, nas quintas-feiras, e na Praça do CEU, no bairro Ipiranga, nas sextas-feiras. O curso será ministrado uma vez por semana, das 19h às 20h, durante dois meses, com encerramento previsto para o dia 3 de dezembro.

O comandante da GMSJ (Guarda Municipal de São José), Marcelo Luiz de Souza, enfatiza que curso vai além das práticas de defesa pessoal, proporcionando às participantes diversos benefícios para saúde física e mental.

Capacitação

“A atividade é uma forma de capacitar as mulheres de maneira preventiva, ensinando técnicas de autodefesa básicas para o dia-a-dia que, aliadas a outros conhecimentos, estimulem a autoconfiança e também as encorajem a denunciar eventuais abusos”, destaca.

A aula teórica será aplicada integralmente no primeiro encontro pela guarda municipal Ângela Welter que fará a apresentação da equipe e cronograma do projeto.

Nos encontros seguintes o projeto dará início às práticas da defesa pessoal com a professora Josiane Alcântara, que é instrutora Operacional do Grupo  ATTAC.

Dentro do projeto serão realizados também círculos de construção de paz com a psicóloga Tuanny Pfeifer, abordando a temática do empoderamento feminino no seu aspecto emocional.

Mais conteúdo sobre

Geral