Aventura de Fusca: frio, aniversário e imprevisto na viagem do trio de amigos à Patagônia

O trio de amigos que se aventura em viagem até o Alasca em um Fusca 1976 encarou, nos últimos dias, além das terras geladas da Patagônia argentina, imprevistos com o carro e a comemoração de um aniversário.

O grupo viaja desde o dia 1º de maio e a Argentina é o terceiro país dos 18 que pretende percorrer. A próxima parada é o Chile. A estimativa de Raphael Prata, Adriano Medeiros e Lucian Antunes é de chegar ao destino final em um ano.

Ruta 3 próximo a Santa Cruz, província na Argentina  – Raphael Prata/Divulgação

“Um lugar incrível” é como Raphael se refere à Patagônia. “As estradas são bem longas e retas, praticamente um deserto. Muitos bichos, guanacos, ovelhas, emas e raposas”, relata o viajante.

Em Santa Cruz, uma província da região, o grupo acampou em um posto policial a 50 km da fronteira do Chile.

“Fomos muito bem recebidos pelos policiais e pelo capitão que nos deixou armar as barracas no posto, usar o banheiro. Até fez café para nós e nos deu o seu cartão pessoal, para caso ocorra algum problema”, destaca Raphael.

Ushuaia

Na cidade de Ushuaia, o trio foi recebido pelos funcionários de uma agência de viagem especializada em levar brasileiros para a região, que ofereceram três passeios para conhecer a cidade.

No primeiro dia, os viajantes navegaram pelo canal Beagle. “Vimos lobos marinhos, focas e pássaros locais. É um passeio lindo e muito confortável”, descreve Raphael.

No segundo dia, foi a vez de embarcar no Trem do Fim do Mundo, passeio tradicional que percorre o caminho que os presos faziam. Inclusive, foram os próprios presidiários que construíram os trilhos.

O grupo fez também uma trilha de duas horas de duração, repleta de gelo e costeada pelos Andes até Laguna Esmeralda.

“Sem dúvida nenhuma é o lugar mais incrível que já vimos. A água é bem verde, os Andes ao fundo, o lago congelado, é surreal. Percebemos o quanto a natureza é incrível.” Segundo Raphael, esse passeio é imperdível para quem pretende conhecer a região.

Leia também:

Tierra Del Fuego

Antes de chegar ao Ushuaia, o grupo aproveitou para dar “um pulinho” no Chile, na chamada Tierra Del Fuego, que é um arquipélago localizado entre o Chile e Argentina.

Para entrar em uma das ilhas, o trio pegou uma balsa que cobrou 1.300 pesos argentinos pela entrada do carro. No arquipélago, Raphael diz que a diferença do clima é rapidamente notada.

“A estrada já fica lisa por causa do gelo e a velocidade de segurança é 50 km. Você sente o carro deslizando por causa do gelo na pista”.

Na fronteira com a Argentina, os amigos foram mais uma vez bem recebidos, e conseguiram um espaço com aquecedores, banheiros, cozinha e colchões para dormir. O grupo acordou cedo e aí sim, partiu rumo às terras brancas e repletas de gelo em Ushuaia.

Lobos marinhos em caleta Olivia, cidade no Nordeste da província argentina de Santa Cruz – Raphael Prata/Divulgação

Pequeno imprevisto

O trio relata que teve um “pequeno imprevisto” com a Lya, nome dado ao Fusca utilizado na viagem. “Batemos a roda da Lya no canteiro central de uma pista. Estava escuro e havia barro no para-brisa. O canteiro não tem nenhuma sinalização.”

Raphael relata que o problema está sendo resolvido, no entanto não há dinheiro suficiente para o conserto. Os amigos lançaram uma rifa para vender uma barraca de teto por R$ 35, e assim, arcar com os custos da viagem.

Aniversário na estrada

As aventuras do trio também contou com comemoração. Raphael completou 32 anos no dia 19 de junho e se diz realizado em poder comemorar ao lado dos amigos e conhecer o mundo.

Além do aniversário, o grupo comemora os quase 20 mil seguidores no Instagram. “É muito gratificante, pois é um sinal de que o que estamos fazendo realmente é legal”, comenta Raphael.

Trio de amigos curte as terras geladas da Patagônia em viagem de Fusca

Ruta 3 próximo de Viedma, na Argentina - Raphael Prata/ND

Ruta 3 próximo de Viedma, na Argentina - Raphael Prata/ND

Laguna Esmeralda - Raphael Prata/ND

Laguna Esmeralda - Raphael Prata/ND

Chegada no Ushuaia - Raphael Prata/ND

Chegada no Ushuaia - Raphael Prata/ND

Ruta 3 próximo a Santa Cruz - Raphael Prata/ND

Ruta 3 próximo a Santa Cruz - Raphael Prata/ND

Placa do final da Ruta 3, que leva ao Alasca - Raphael Prata/ND

Placa do final da Ruta 3, que leva ao Alasca - Raphael Prata/ND

Lobos marinhos em caleta Olivia - Raphael Prata/ND

Lobos marinhos em caleta Olivia - Raphael Prata/ND

Mais conteúdo sobre

Turismo