Blumenau imuniza mais de 11 mil pessoas em dia D de vacinação

Atualizado

A Prefeitura de Blumenau divulgou o balanço do Dia D de vacinação, ocorrido no último sábado (15). Ao todo, 11.374 pessoas foram imunizadas nas 45 unidades de saúde abertas no município. O número superou a expectativa, considerando os registros das últimas campanhas.

Blumenau vacinou mais de 2 mil pessoas contra sarampo – Foto: Allan Carvalho/PMF/Divulgação/ND

Somente contra o sarampo, 2.846 doses foram aplicadas. Já contra a febre amarela, o número de imunizações chegou a 5.149. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde, ao longo do sábado, quase nove mil carteirinhas foram avaliadas e atualizadas com doses do calendário de vacinação.

Horário ampliados em postos e ambulatórios

As vacinas que protegem do sarampo e da febre amarela estão disponíveis nos pontos e Ambulatórios Gerais (AGs) durante o ano todo. No entanto, devido à alta demanda, a prefeitura de Blumenau ampliará o horário de vacinação das salas de vacina dos sete AGs até as 20h durante até sexta-feira (21).

Leia também

Recomendações

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 13 de março. Somente este ano, Santa Catarina tem 47 casos confirmados da doença e 13 estão sendo investigados.

A vacina contra o sarampo é indicada para crianças entre seis e 11 meses, e depois é preciso repetir a dose aos 12 e 15 meses; até 29 anos é necessário ter duas doses registradas na carteirinha; e de 30 a 49 anos, uma dose.

Já a vacinação da febre amarela é indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos. Conforme a nova determinação do Ministério da Saúde, a partir de 2020 é preciso que as crianças façam reforço da vacina aos quatro anos.

Acima dos cinco anos de idade, a dose única é a recomendação. Adultos acima de 60 anos, gestantes e pacientes imunossuprimidos deverão apresentar prescrição médica.

Saúde