Blumenau realiza simulado de deslizamento

 Treinamento

Diversos setores do município de Blumenau participam neste sábado, dia 4, do simulado de deslizamento com a comunidade da rua Araranguá, no bairro Ribeirão Fresco.

Aproximadamente 45 famílias vão participar do evento com a concentração dos trabalhos na Igreja Santa Luzia. As atividades iniciam às 6h com uma mensagem de alerta emitida pelo AlertaBlu através de SMS aos moradores, informando sobre uma intensa chuva no município.

O alerta também solicita às famílias que saiam das residências e se desloquem para o abrigo mais próximo, na Comunidade Católica Santa Luzia.

Paralelamente, a equipe da Defesa Civil vai soar um alerta à comunidade com o apoio de veículos, anunciando o início das operações na região. A previsão é de que as famílias se agrupem até as 7h30 no abrigo, quando a Defesa Civil inicia o cadastramento dos moradores até as 8h30.

Salvamento

Paralelamente às palestras com a comunidade, serão realizadas atividades de vistoria pelos agentes de Defesa Civil com objetivo de localizar os pontos mais críticos com maior vulnerabilidade de deslizamento.

Destaque especial para a simulação de soterramento com a participação de três vítimas e envolvimento direto do Corpo de Bombeiros. Uma das vítimas será resgatada por helicóptero e levada para o Hospital Santa Isabel.

O próximo passo será fazer o salvamento da segunda vítima, também de helicóptero, mas desta vez levada ao Hospital de Campanha, um estrutura montada pelo Samu no pátio da Escola Alice Thiele para os casos onde não é possível sair de uma determinada situação ou de algum local.

Animais

A diretoria de Bem-Estar Animal também vai participar do simulado. Para o treinamento da equipe do Cepread, a atividade vai contar com cães e um cenário fictício, simulando um resgate real em situação de tragédia. A proposta é que todos os animais que estiverem em situação de risco em caso de enchente, enxurradas ou deslizamentos recebam os cuidados necessários em um abrigo até poderem retornar para suas famílias ou local de origem. 

Loading...