Vídeo: Blumenau terá drive-thru para vacinar idosos

Atualizado

Nesta sexta-feira (27) e no sábado (28), a prefeitura de Blumenau fará um drive-thru de vacinação para os idosos. É um sistema onde a pessoa vai ao local determinado e recebe a imunização sem precisar sair do carro.

O endereço escolhido foi o Terminal da Fonte, no início do bairro Garcia. As vacinas serão aplicadas das 7h às 19h, conforme a ordem de chegada das pessoas. Serão disponibilizadas mil doses por dia.

Vacinação nos postos de saúde

A imunização dos idosos nos postos de saúde de Blumenau começou nesta quinta-feira (26). O atendimento é exclusivo para aqueles que fizeram o agendamento.

A marcação de dia e hora para tomar a vacina foi a forma que a prefeitura encontrou para evitar aglomerações nas portas das unidades e assim reduzir os risco de contagio pelo coronavírus.

Leia também:

O sistema para marcação foi liberado na segunda-feira (23) e no dia seguinte praticamente 100% dos horários disponíveis até 31 de março foram preenchidos.

A prefeitura informou que agendamentos a partir de 1º de abril só serão liberados quando chegar nova remessa de doses. O medicamento é fornecido pelo governo Federal e repassado às cidades pelo Estado.

Primeira fase de vacinação

Nesta primeira fase da campanha de imunização contra a gripe o público-alvo são pessoas a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde. Eles devem tomar a vacina até o dia 15 de abril, conforme o Ministério da Saúde.

Segundo levantamento da prefeitura de Blumenau, considerando esses dois grupos, são pouco mais de 40 mil pessoas para receber a vacina. Porém, até esta quarta-feira (25), o município recebeu cerca de 20 mil doses.

A Secretaria de Estado da Saúde garantiu que não haverá falta de vacinas em Santa Catarina. Informou que as entregas do Ministério devem acontecer até o final da campanha de vacinação, no dia 22 de maio.

Leia também:

Mais conteúdo sobre

Saúde