Blumob concede férias coletivas a trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau

Atualizado

A Blumob, empresa concessionária do transporte coletivo de Blumenau, concedeu férias coletivas por sete dias aos trabalhadores. A medida vale pelo período de 19 a 25 de março e atinge motoristas, cobradores, atendentes de loja, auxiliar de arrecadação e fiscal.

Empresa concedeu férias coletivas de sete dias para trabalhadores – Foto: BluMob/Divulgação

A decisão leva em conta o decreto do governo do Estado que declarou situação de emergência em todo o território catarinense para prevenir a aglomeração de pessoas no enfrentamento ao COVID-19.

O decreto estadual determina, entre outras medidas, a circulação de veículos de transporte urbano municipal, intermunicipal, interestadual de passageiros.

Segundo a Blumob, o “não atendimento ao prazo de antecedência previsto no §2º do art. 139 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) decorre justamente da declaração de situação de emergência no Estado, da situação de força maior e da necessidade de atendimento imediato e irrestrito à determinação do Governo Estadual, configurando exceção de urgência justificável, em razão da pandemia do coronavírus COVID-19. A empregadora comunicará a concessão das férias coletivas à Secretaria do Trabalho Local.”

Leia também:

O Sindetranscol, sindicato que responde pela categoria, foi procurado pela reportagem do nd+ e informou que vai se pronunciar em momento oportuno.

Trânsito