Bolsonaro vai insistir em Sérgio Camargo na Fundação Palmares

“Caso nosso recurso seja vitorioso EU O RECONDUZIREI à presidência da Fundação (Palmares)”. O presidente Jair Bolsonaro garantiu que vai fazer de tudo para ter Sério Camargo à frente da Fundação Palmares. Em mensagem publicada nesta sexta-feira (13), nas redes sociais, Bolsonaro lembrou que Camargo só foi afastado em razão de decisão judicial.

Mensagem de Bolsonaro fala sobre o retorno de Sérgio Camargo ao governo – Foto: Reprodução

O governo, no entanto, recorre da decisão a fim de reverter o cenário. Sérgio Camargo é jornalista e ativista de direita. Ele foi nomeado no fim de novembro para assumir a Fundação Cultural Palmares. No entanto, uma decisão judicial, baseada em ação popular que apontou “incompatibilidade para o cargo”. A justificativa seriam posicionamentos de Camargo em redes sociais.

Camargo deveria presidir uma entidade que promove a cultura afro-brasileira. Entretanto, nas redes sociais, ele já disse que não há “racismo real” no Brasil. Além disso, afirmou que a escravidão foi benéfica para descendentes de escravos e que o movimento negro precisa ser “extinto”. Tais declarações geraram revolta e muitas críticas.

A Advocacia-Geral da União recorreu contra o afastamento e espera-se agora a revisão.

Política