Bomba, rodízio e caminhão-pipa amenizam falta de água em Palhoça

Atualizado

Após dias seguidos de falta de água em bairros de Palhoça, a prefeitura local optou por uma alternativa rápida para um problema que não pode ficar sem solução. A Samae (Secretaria Executiva de Saneamento) contratou o serviço de uma bomba pressurizadora para controlar a vazão de água distribuída pelo sistema.

Na semana passada, a Prefeitura de Palhoça havia contratado caminhões-pipas para garantir água em prédios públicos onde há serviços que não podem ser interrompidos, como unidades de saúde e escolas, e instituído o rodízio no abastecimento.

Moradores enchem galões de água em uma bica, devido a falta de água – Anderson Coelho/ND

De acordo com a prefeitura, o abastecimento de água na cidade é monitorada em uma Sala de Situação formada por técnicos da Samae, Defesa Civil e secretarias municipais de Saúde, Educação, Segurança Pública e Administração. Os pontos mais críticos da rede mapeados são localizados na parte alta da cidade e mais afastadas do sistema de distribuição, como os bairros Boa Vista, São Sebastião e Alto Aririú. A bomba funcionará de forma itinerante nesses bairros.

As medidas tomadas pela prefeitura parece que estão dando resultado. Tayanara de Oliveira que chegou a ficar cinco longos dias sem água em casa comemora a normalidade hídrica. “Desde domingo tem vindo água, graça a Deus”, contou. A vizinha de bairro e de infortúnio Cristiane Cordeiro está com a caixa d’água cheia e as torneiras a pleno funcionamento desde terça-feira (13).

Palhoça, ao contrário dos demais municípios da Grande Florianópolis, não é atendida pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) com o serviço de distribuição de água, que é feito pela Samae. A água distribuída aos consumidores da cidade pela Samae é comprada da Casan.

Estiagem continua

A previsão meteorológica da Epagri Ciram é de que não haverá chuvas significativas até o dia 22. “Entre os dias 18 e 20, outra frente fria de fraca intensidade deve deslocar, provocando chuva melhor distribuída do Planalto ao Litoral, e mais isolada no Oeste”, destacou a nota do instituto.

Leia também:

Prefeitura de Palhoça faz rodízio no abastecimento 

Palhoça decreta situação de emergência no sistema de abastecimento 

Mais conteúdo sobre

Infraestrutura