Boto é encontrado morto em praia de Laguna na manhã deste sábado

Pescadores que estavam próximos à praia do Mar Grosso, em Laguna, na manhã deste sábado (15), foram surpreendidos pelo corpo de um boto por volta das 9h30. O animal, que os pescadores a princípio pensaram estar vivo, apareceu boiando próximo à areia e já estava sem vida.

Boto foi encontrado morto em Laguna na manhã deste sábado - Elvis Palma/Divulgação/ND
Boto foi encontrado morto em Laguna na manhã deste sábado – Elvis Palma/Divulgação/ND

A Polícia Militar Ambiental foi acionada e informou o PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) de Laguna. Ainda pela manhã, equipes do projeto recolheram o corpo do boto e marcaram a necropsia para as 15h.

Detalhes preliminares repassadas ao Notícias do Dia pelo PMP-BS dão conta de que o animal se trata de uma fêmea juvenil, ainda sem idade e causa da morte definidas. Segundo o projeto, as informações iniciais de que o boto possuía marcas de tiro e estava enrolado em redes de pesca foram descartadas.

Este não foi o primeiro registro de boto encontrado morto em praias da região este ano. Os casos são recorrentes e preocupam os ativistas ambientais de Laguna, que tem o título de Capital Nacional dos Botos Pescadores. Os animais ajudam a indicar onde estão os cardumes de tainha para quem vive da atividade e, com esse auxilio, o lançamento das tarrafas costuma ser certeiro. De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, os botos formam uma população estável e estão presentes o ano inteiro em Laguna.

Mais conteúdo sobre

Estado

Nenhum conteúdo encontrado