Câmara de Vereadores homenageia destaques públicos e empresariais de Florianópolis

Atualizado

Os homenageados e os vereadores no plenário da Câmara Municipal de Florianópolis. Foto: Flávio Tin/ND

Pelo nono ano consecutivo, a Câmara Municipal de Florianópolis homenageou pessoas que se destacaram na área pública, empresarial e política da cidade com o Troféu Governador Celso Ramos. Criado em 2011, após resolução do vereador Dalmo Meneses, a comenda é um das principais honrarias concedidas pelo Poder Legislativo de Florianópolis.

O vereador Fabrício Correia deu as boas vindas para os 17 agraciados. “É uma homenagem justa e digna para aqueles que fizeram ou fazem parte da nossa história”, definiu.  O promotor de Justiça Daniel Paladino discursou em nome dos homenageados e agradeceu o reconhecimento feito pelo Poder Legislativo. “Eu recebo a honraria com grande satisfação. Sinto-me lisonjeado em ser destacado pelos vereadores como uma das pessoas que fizeram um trabalho importante em 2019”, declarou.

Diretor administrativo e financeiro do Grupo RIC, Albertino Zamarco Júnior resumiu a satisfação dos agraciados. “Fiquei muito contente, sendo um Cidadão Catarinense e ser reconhecido com essa homenagem de destaque na área empresarial. A nossa responsabilidade só aumenta”, declarou, agradecendo a iniciativa do Legislativo, em ao vereador Claudinei Marques.

Atual secretário de Turismo do Estado de São Paulo, o ex-ministro do Turismo Vinícius Lummertz, lembrou o legado de empreendedorismo e de desenvolvimento econômico deixado por Celso Ramos. “Ele é responsável pela produção de grande parte das instituições do estado e que foram base para o desenvolvimento empresarial. Estar relacionado a esse prêmio significa afirmar esse legado”, definiu.

OS HOMENAGEADOS

Daniel Paladino – Nascido em Florianópolis, o promotor de Justiça ingressou no Ministério Público Estadual em setembro de 1992 e iniciou a carreira em Criciúma, passando por outras comarcas até chegar em Florianópolis onde responde pela 30ª promotoria de justiça com atribuição na área de Direitos Humanos.

Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço – Nascido em Florianópolis, o atual presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para o biênio 2018/2020 ingressou na magistratura catarinense em 1989. Já atuou como juiz substituto em São Joaquim, Urubici e Bom Retiro, ecomo juiz de Direito em Papanduva, Palmitos, Porto União, Chapecó, Joinville e Capital. Já presidiu a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). É desembargador desde 2012.

Maurício Gariba Júnior – Professor titular do Departamento Acadêmico de Eletrônica, do IFSC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) desde 1989.  Graduado em Engenharia Elétrica pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é mestre e doutor pelo programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSC, respectivamente nas áreas de Inteligência Aplicada e Mídia e Conhecimento.

Flávio Marçal Boabaid – Advogado tributarista, é responsável pela profissionalização do surfe no Brasil. Entre 1986 a 1992 foi o representante da Associação Mundial de Surf Profissional na América Latina e da Associação Mundial Amadora de Surf no Brasil. Autor do livro Sem Stress, sobre qualidade de vida, e criador da Agenda Anti-Stress.

Jonnathan Augustus Kuhnen – Promotor de Justiça do MPSC (Ministério Público do Estado de Santa Catarina), com atuação na área criminal em São José. Doutorando em Direito pelo Centro Universitário UNIFACVEST – UVA/RJ e Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí, é especialista em Direito Civil pela Unesc (Universidade do Sul de Santa Catarina).

Sérgio Motta Ribeiro – Administrador, apresentador de TV e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus em Santa Catarina, atualmente é deputado estadual pelo PRB. Aos 25 anos, mudou-se para Portugal, onde residiu por 13 anos, cumprindo missão social em prol das famílias carentes portuguesas. Aos 38 anos voltou ao Brasil e se dedicou a diversos projetos sociais.

César João da Silva – Nascido em Florianópolis, César João da Silva tem carreira no ramo da hotelaria. Nos últimos 10 anos atuou como gerente no setor de alimentos e bebidas e como nstrutor de cursos pelo Senac e Sebrae. Há cinco anos empreendeu e administra um restaurante localizado na praia de Ponta das Canas, no Norte da Ilha.

Paulo Roberto Bornhausen – Nascido em Blumenau, Paulo Roberto Bornhausen foi deputado estadual por um mandato na 14ª legislatura (1999 — 2003), e deputado federal por três mandatos. Comandou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, liderou a criação do Programa Catarinense de Inovação e dos 13 Centros de Inovação espalhados por Santa Catarina.

Vinicius Lummertz Silva – Nascido em Rio do Sul, é formado em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris. Esta à frente do Instituto Brasileiro de Turismo e já atuou como secretário Nacional de Políticas de Turismo, do Ministério do Turismo, e como presidente da Embratur até ocupar a titularidade do Ministério do Turismo no governo de Michel Temer. Foi diretor técnico do Sebrae Nacional e presidente da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis). Atualmente é Secretário Estadual de Turismo em São Paulo.

Murilo Xavier Flores – Graduado em Engenharia Agrônoma pela UNB (Universidade de Brasília), é mestre em Economia aplicada e doutor em Sociologia política pela UFSC. É pesquisador da Embrapa, da qual já foi presidente. Já atuou como secretário de Estado de Planejamento, onde coordenou o programa Pacto por Santa Catarina.

Edison Henrique de Souza Alves – Destaque na área empresarial, inaugurou em 1989 a Edinho shows, promovendo shows nacionais e internacionais, de artistas e bandas como Julio Iglesias, Men At work , Zé Ramalho, Fábio Junior, entre outros.

Marcílio Guilherme Ávila – Empresário, já foi vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis.Enquanto liderava o Legislativo, promoveu uma reforma administrativa que proporcionou a aquisição da atual sede do Legislativo.

Rodrigo Fernando Beirão – Graduado em Administração e Direito, foi diretor de marketing por 11 anos do terceirão do Colégio Energia, assessor da presidência do Conselho Regional de Fisioterapia e do reitor da faculdade Estácio de Sá. No governo do Estado, exerceu os cargos de executivo do gabinete do governador entre 1999 a 2002, gerente de atividades da Defesa Civil e assessor do secretário adjunto de Administração.

Albertino Zamarco Junior – Nascido em São Paulo, tem formação em Publicidade e Propaganda, Marketing e Administração, com MBA pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em gestão empresarial, finanças e controladoria. Desde 2004 está na Rede Record de Televisão, onde dirige várias plataformas de comunicação.

Pablo Augusto Borges – Formado em Educação Física pela UFSC, com pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Musculação pela Universidade Gama Filho, inaugurou em 2013 a Academia Keep Fit no centro da cidade. Com uma paixão pelo vôlei de praia, inaugurou a Arena Beach floripa em 2016 no Córrego Grande e em 2018, inaugurou o Dunas Esportes de Areia, em Barreiros (São José).

Marco Aurélio Alves da Silva – O empresário lidera em Santa Catarina a Ótica Diniz, maior rede de varejo ótico do Brasil, e é parceiro das causas sociais nas comunidades carentes de Florianópolis, com engajamento muitas vezes anônimo para doação de óculos para crianças e adultos.

Celso Pereira Raimundo – Nascido em Joaçaba, fundou a empresa de contabilidade Jedismar, em Itajaí. Em 1976, mudou-se para Florianópolis. Fundou e preside O IBREP (Instituto Brasileiro de Educação Profissional), que promove cursos técnicos,corporativos e profissionalizantes à distância nos segmentos imobiliário, jurídico e financeiro, formando mais de 150 mil alunos.

Política