Caminhos da Natureza detalha o projeto socioambiental implantado em Itá para instalação da usina hidrelétrica

Atualizado

O maior projeto socioambiental do mundo e as belezas da cidade de Itá, localizada no oeste catarinense destacam-se no próximo Caminhos da Natureza. O programa vai ao ar neste domingo (7), às 9h30 e mostra porque a cidade foi escolhida para a construção da Usina Hidrelétrica e os impactos para a região.

Foram três dias de gravações, buscando relatos dos moradores sobre os impactos da instalação da usina, fotos e transformações vivenciadas pelos habitantes. O programa também remonta a curiosa história da preservação das torres da Igreja de São Pedro. Por que elas permanecem em pé até hoje?

O apresentador Alexandre Mendonça visita também o centro de divulgação ambiental (CDA). Construído pela Engie, o espaço abriga e disponibiliza informações socioambientais da região, disponibiliza palestras e visitas ao Horto Botânico, que preserva aproximadamente 230 mil mudas de amostras da vegetação local. Nas visitas, ainda é possível observar antigas peças, como lanças indígenas, resquícios de pratos e utensílios de antigos habitantes que moravam na cidade a aproximadamente 8 mil anos atrás.

Para Alexandre Mendonça o programa vai surpreender os telespectadores. “Buscamos mostrar a natureza da região, como ela se encontra hoje e como foi o trabalho de revitalização e realocação da vegetação local, que ocorre todos os anos para continuar o processo de reflorestamento.” afirma.

O Caminhos da Natureza é uma produção da RICTV | Record TV e tornou-se referência em revelar locais de Santa Catarina onde o meio ambiente é preservado e oferece condições de turismo. O programa possui a chancela dos dois principais órgãos ambientais: o IBAMA e a FATMA e patrocínio da Engie.

O programa vai ao ar sempre no primeiro domingo do mês às 9h30, na RICTV | Record TV, para todo o Estado.

Créditos da imagem: Prefeitura de Itá

Jornalismo