Campanha dos Correios para adoção de cartas de Natal será lançada em SC

Atualizado

A campanha dos Correios para adoção de cartas a Papai Noel será lançada oficialmente nesta quinta-feira (7), em São José, na Grande Florianópolis. Haverá, ainda, eventos de lançamento da ação natalina em outros municípios: Tubarão (sexta-feira, 8); Blumenau (terça-feira, 12); Joinville (quarta-feira, 13); e Criciúma (quinta-feira, 14).

O período de adoção das cartas em Santa Catarina vai de 7 a 29 de novembro – Foto: Brunela Maria/ND

O lançamento em São José será no Centro Operacional e Administrativo dos Correios (COA), a partir das 10h. O evento contará com apresentação de coral de estudantes de Biguaçu e lançamento de selo, além, é claro, da presença do Papai Noel animando o público.

O período de adoção das cartas em Santa Catarina vai de 7 a 29 de novembro. Os presentes devem ser entregues na agência em que a cartinha foi adotada até 4 de dezembro.

Em parceria com 159 instituições de 50 municípios catarinenses, a campanha este ano terá 14 mil cartinhas para adoção no Estado.  A listagem das agências ponto de adoção está disponível no site da campanha.

Ação natalina completa 30 anos

Em 2019, a ação dos Correios completa 30 anos de existência. Ao longo dessas três décadas, a campanha conseguiu atender ao pedido de mais de 6 milhões de cartinhas.

Muitas delas com histórias emocionantes de solidariedade. Essa corrente do bem une esforços de empresa, empregados e voluntários da sociedade para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A campanha Papai Noel dos Correios nasceu pela iniciativa de alguns empregados que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço.

Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios.

Como funciona a campanha

Na campanha, a empresa recebe as cartinhas de crianças que enviaram seus pedidos diretamente ao Papai Noel e, também, de estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do Ensino Fundamental) e de instituições parceiras, tais como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.

Desde 2010, os Correios estabeleceram essas parcerias com as Secretarias de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP.

A adoção das cartinhas é feita da mesma maneira em todo o Brasil: os pedidos das crianças são enviados aos Correios pelas escolas, lidos, selecionados e disponibilizados para adoção nas agências participantes da campanha.

Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog da campanha.

Para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.

Quem contribui com a campanha entrega o presente na própria agência em que adotou a carta. Os Correios se responsabilizam pelo envio posterior dos presentes para as escolas.

Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança nunca é divulgado ou informado ao padrinho.

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