Campanha em Itapema para eliminar roedores

Divulgação

Vigilância Sanitária está distribuindo informações e armadilhas

Itapema – A proliferação de ratos em diversas regiões da cidade levou o município de Itapema a promover uma campanha para o esclarecimento da população e tomar medidas para o controle dos animais. Produtos químicos estão sendo aplicados em áreas públicas e até armadilhas estão sendo distribuídas aos moradores junto com o material informativo que destaca as doenças transmitidas pelos roedores e as formas mais eficazes de desratização.

Os ratos veiculam doenças como leptospirose, tifo, salmonela, e podem ocasionar acidentes por mordedura em crianças e pessoas idosas ou imobilizadas. Para evitar essas doenças,  segundo a Vigilância Sanitária de Itapema, é necessário inutilizar qualquer alimento em que haja suspeita ou evidência de contato com a urina, fezes ou roedura de ratos. Os animais têm hábitos noturnos, com habilidades físicas como nadar, subir em locais altos se houver algum anteparo, saltar, equilibrar-se em fios e mergulhar. O tempo médio de vida varia de um a dois anos e uma fêmea pode ter entre cinco e 12 filhotes .

 Para a prevenção e controle dos animais a Vigilância Sanitária recomenda que o lixo seja devidamente acondicionado em sacolas plásticas e depositado em latas com tampas que não estejam em contato com o solo. Outra medida importante é a colocação do lixo na rua somente nos horários de coleta e a inspeção de caixas e caixotes que possam servir de transporte para os animais.

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Notícias