Carmela Dutra oferece cirurgia para pacientes com endometriose profunda

Atualizado

A Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, passou a realizar cirurgias para tratamento de endometriose profunda. A unidade é a primeira da rede estadual de saúde a oferecer esse tipo de tratamento via SUS (Sistema Único de Saúde) em Santa Catarina.

De acordo com a diretora da maternidade, Carla Feix de Barros, a realização dos procedimentos foi possível depois que a SES, através da SUH (Superintendência de Hospitais Públicos), buscou por cirurgiões do aparelho digestivo lotados em unidades estaduais.

Maternidade Carmela Dutra oferece cirurgias para pacientes com endometriose profunda – Foto: Mauricio Vieira/Secom/ND

Assim, esses profissionais atuam em conjunto aos de ginecologia na cirurgia de endometriose. O primeiro procedimento foi feito nesta quarta-feira (9).

“Tivemos algumas poucas cirurgias no final de 2018, mas não havia nenhum tratamento cirúrgico estabelecido para endometriose profunda via SUS”, conta a diretora.

Leia também:

Outras 31 pacientes aguardam na fila por uma cirurgia de tratamento de endometriose profunda, que é quadro mais grave da doença, na Carmela Dutra.

Endometriose

A doença conhecida como endometriose é uma afecção inflamatória (uma modificação no funcionamento normal do organismo) provocada por células do endométrio.

Ao invés de serem expelidas, elas migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Endometriose profunda é considerada a forma mais grave da doença.

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta.

As causas ainda não estão bem definidas, mas o que se sabe é que parte do sangue reflua através das tubas uterinas durante a menstruação e se deposita em outros órgãos. Por isso a necessidade de a cirurgia ser acompanhada também por um cirurgião do aparelho digestivo.

A doença pode ser confirmada por exames laboratoriais e de imagem, além de biópsia.

Saúde