Carnaval 2017: tem samba todos os dias da semana em Florianópolis até fevereiro

Na contagem regressiva para o Carnaval, o calendário de ensaios das escolas de samba entrou no ritmo esta semana e, até o fim de fevereiro, todos os dias têm ensaio em alguma região da Grande Florianópolis (veja a programação no quadro abaixo). No Centro, no Estreito, na Caieira do Saco dos Limões ou em Palhoça, as seis escolas de samba do grupo Especial já abriram suas quadras para as comunidades. Os ensaios ao redor da praça 15, no Centro, começam na próxima terça-feira.

Porta-bandeira e mestre-sala da Protegidos da Princesa durante ensaio da escola no Largo da Alfândega - Marco Santiago/ND
Porta-bandeira e mestre-sala da Protegidos da Princesa durante ensaio da escola no Largo da Alfândega – Marco Santiago/ND

Com a desistência da Prefeitura de Florianópolis de investir no Carnaval, a Liesf (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis) conta basicamente com apoio da iniciativa privada e do governo do Estado para a realização dos desfiles. Como a prefeitura só anunciou em dezembro que não investiria no Carnaval, os trabalhos das escolas de samba nos barracões e nos ensaios começaram lentos em janeiro, e só engrenaram de vez esta semana.

A Protegidos da Princesa, por exemplo, realizou seu primeiro ensaio geral na última quarta-feira, com todos os segmentos da escola. Este ano, os ensaios da Protegidos são no Largo da Alfândega, onde as escolas Embaixada Copa Lord e Dascuia também fazem seus ensaios, em dias diferentes. No Estreito, ao lado do estádio Orlando Scarpelli, a atual campeã, Unidos da Coloninha, também deu início aos ensaios de rua na última segunda-feira.

As primeiras a começarem os ensaios de rua rumo aos desfiles do dia 25 de fevereiro foram a Consulado e a Nação Guarani. De volta ao grupo Especial, A Consulado ensaia na própria quadra da escola, na Caieira do Saco dos Limões, desde a semana passada. A Nação Guarani, única do grupo Especial de fora da Capital, foi a primeira a abrir os ensaios, no dia 3, no bairro Caminho Novo, em Palhoça.

Escolha das cortes neste fim de semana

Além dos ensaios, as próximas semanas serão de mobilização nas comunidades para definir os integrantes de todos os segmentos das escolas. Na Copa Lord e na Coloninha, a escolha das rainhas e princesas de cada escola será neste fim de semana. Para vencer, é preciso ter samba no pé, simpatia, elegância e comunicação.

A Copa Lord elege sua corte no sábado, às 20h, na sede da escola, no Morro da Caixa. A Coloninha escolhe rainha e princesas no domingo, também na sede da agremiação, na Coloninha.

Liesf aguarda definição da iniciativa privada

A Liesf espera receber nesta sexta-feira a decisão da Ambev sobre a quantia que a empresa investirá no Carnaval. Até o momento, a liga tem assegurado R$ 1 milhão com a Koerich e a Engie, o que viabilizaria apenas os desfiles do grupo Especial.

Caso consiga captar R$ 4,8 milhões com a iniciativa privada, as escolas dos três grupos poderão desfilar. De acordo com Joel da Costa Júnior, presidente da Liesf, assim que for definido o valor, a liga colocará à venda os ingressos para os desfiles na passarela Nego Quirido.

OS ENSAIOS

Escolas do grupo Especial

Consulado
Ensaios gerais às terças e quintas, às 19h, e ensaios-show aos sábados, às 18h, na rua Custódio Fermino Vieira, 20, Caieira do Saco dos Limões

Dascuia
Sextas e domingos, às 19h30, no Largo da Alfândega

Embaixada Copa Lord
Segundas e quintas, às 20h, no Largo da Alfândega

Nação Guarani
Terças e quintas, às 20h30, no ginásio de esportes do Caminho Novo, Palhoça

Os Protegidos da Princesa
Quartas, às 20h30, no Largo da Alfândega

Unidos da Coloninha
Segundas, quartas e sábados, às 20h30, ao lado do estádio Orlando Scarpelli

Na praça 15, sempre às 19h

24/01 – Consulado

27/01 – Nação Guarani

31/01 – Dascuia

03/02 – Embaixada Copa Lord

07/02 – Os Protegidos da Princesa

09/02 – Unidos da Coloninha

#carnavalnaRIC