Carnaval no Centro: Embaixada Copa Lord leva tradição e samba à praça 15 de Novembro

O samba da Embaixada Copa Lord tomou conta da praça 15 de Novembro na noite de sexta-feira e o Morro da Caixa desceu em peso para assistir ao desfile da escola. A agremiação foi a segunda a realizar o ensaio, já que a programação foi alterada por conta das chuvas desta semana. Outras quatro escolas ainda farão o desfile na praça e, neste fim de semana, começam os ensaios técnicos na passarela Nego Quirido.

Para o Carnaval deste ano, a Copa vai reeditar o enredo campeão de 1996, e levará o mesmo samba daquele ano para a avenida. O enredo imagina um fictício encontro de Zumbi dos Palmares com a Copa Lord. “Essa comitiva de Palmares faz um convite à Embaixada para conhecer o Quilombo e volta com as esperanças de que a liberdade está à vista”, explica o carnavalesco Léo Zeus.  As três alegorias da escola vão representar a cultura africana, a festa de culto aos orixás e a consagração negra na atualidade.

Mesmo com os impasses acerca das verbas destinadas às escolas de samba este ano, a Copa Lord segue o ritmo da produção de fantasias e das alegorias no barracão, aberto na primeira semana de janeiro. “Optamos por diminuir a quantidade de componentes nas alas para manter a qualidade do desfile”, afirma Léo.

Enredo

Embaixada Copa Lord: “Eu sou filho do Batuque, neto do Abatá-Kotô”

Após aceitar o convite do Zumbi, rei dos Palmares, para estabelecer uma “embaixada” em seu reino, a Casa Real Copalordiana foi recebida em grande estilo por arautos vestidos nos melhores trajes típicos das nações africanas. Então, tiveram a oportunidade de presenciar os movimentos das danças e o ritmo dos instrumentos. Para retribuir este legado, a Copa Lord homenageará aqueles que deram a força e a base cultural para este reino e a negra nação brasileira.

Ficha técnica Embaixada Copa Lord

Localidade: Morro da Caixa, Florianópolis

Ano de fundação: 25 de fevereiro de 1955

Cores: amarelo, vermelho e branco

Títulos: 19 títulos no Grupo Especial

Ensaios na praça 15

8 de fevereiro (quarta) – Consulado

9 de de fevereiro (quinta) – Dascuia

10 de fevereiro (sexta) – Unidos da Coloninha

16 de fevereiro (quinta) – Os Protegidos da Princesa

Ensaios técnicos na passarela Nego Quirido

Domingo – 5 de fevereiro

20h – Consulado

21h30 – Nação Guarani

23h – Dascuia

Domingo – 12 de fevereiro

20h – Embaixada Copa Lord

21h30 – Os Protegidos da Princesa

23h – Unidos da Coloninha

Mais conteúdo sobre

#carnavalnaRIC