Centrinho Luiz Gomes precisa de mais atenção

Preocupação aumenta cada vez mais com a situação que se encontra o Centrinho de Joinville. O local, criado na gestão do prefeito Luiz Gomes, o Lula, virou referência nacional no tratamento de crianças e até adultos com problemas lábio-palatal. Após crescer e conseguir até bonita sede própria, Centrinho vem sofrendo com aparelhamento deficiente e consequente prejuízo no atendimento. A situação vem se arrastando há meses, fato que agora ameaça o credenciamento junto ao SUS. O alerta do governo do Estado já foi feito à Prefeitura de Joinville. Pela importância social que representa e seu próprio histórico, espera-se urgente solução.

É o foco
A saúde já não é a maior entre as prioridades a curto prazo para o prefeito Udo Döhler. A bola da vez agora é fazer evoluir a série de licitações emperradas em questões judiciais. A Prefeitura vem sofrendo com os entraves que enfrenta nessa área, que refletem diretamente na imagem que o Executivo vem adquirindo junto a setores da comunidade. Udo não quer mais perder tempo. É hora de ação e de se implantar ritmo no andamento das licitações, propiciando realização em diferentes áreas da administração.

Sucesso
Como já era esperado, a Festa do Trabalhador da RICTV Record Joinville foi marcada por muita animação, descontração, serviços gratuitos e diversão. Desde as crianças, até os vovôs tiveram uma programação diferenciada e que agradou todos os públicos que pelo 14º ano comemorou o feriado de 1º de maio com a emissora de TV que oferece o maior espaço para a programação local em Santa Catarina. Segundo dados da Polícia Militar, 95 mil pessoas passaram pela Expoville. Naturalmente, fica desde já o desafio para que no ano que vem se alcance a presença marcante de 100 mil pessoas, em novo recorde. Não é à toa que o Jornal Meio-Dia, transmitido ao vivo, é o maior programa jornalístico local da TV aberta, líder de audiência em Joinville.

Rogério Souza Jr/ND

Público recorde. Além do Jornal Meio-Dia transmitido ao vivo, bandas se apresentam no palco durante sete horas de programação

EM ALTA

ALONSO JOSÉ TORRES. Principal articulador da Expogestão, o jovem empresário preparou edição com programação interessante a começar com a palestra de Abílio Diniz. O mundo digital também merece espaço significativo no evento.

EM BAIXA

HOMENAGENS. Engana-se quem pensa que será efetivamente homenageado pela Câmara de Vereadores de Joinville. Os títulos de cidadão honorário ou benemérito perdem valor a partir do momento em que os reais problemas da cidade ficam em segundo plano.

Alerta
As contas do PSDB de SC foram rejeitadas pelo TRE. O PSDB catarinense não teria se manifestado sobre os seguintes pontos: recebimento de recursos estimáveis em dinheiro no exercício financeiro de 2010; recebimento de recursos de simpatizantes ou filiados detentores da condição de autoridade; falta de registro das despesas com locação de bens imóveis e condomínios dos meses de novembro e dezembro de 2010; e aplicação do mínimo de 5% do total de recursos do fundo partidário recebidos na criação e manutenção de programa de promoção e difusão da participação política das mulheres. Para o juiz Portelinha, a não manifestação do partido recorrente sobre tais questões macula a confiabilidade das contas apresentadas, ensejando sua desaprovação.

Amém
O papa Francisco deu exemplo na semana passada, e agora outros líderes religiosos fazem o mesmo em suas instâncias. Ao suspender o beija-mão, evitando fotos com políticos brasileiros no Vaticano, o papa evitou que as imagens fossem utilizadas na campanha eleitoral. Agora, em âmbito local e regional, diversas igrejas e congregações religiosos também tentam brecar o assédio de candidatos a candidato. Entre os católicos, criada há 87 anos, a diocese de Joinville atende 18 municípios da região Norte de Santa Catarina. Ao todo, são 56 paróquias, 431 comunidades e 104 sacerdotes, com 800 mil católicos. O bispo diocesano dom Irineu Roque Scherer é claro e direto na questão do envolvimento de padres na política: “Quer ser candidato, tudo bem, mas se afaste da Igreja”.

 

Arquivo ND/ND

Recomendação. Dom Irineu Roque Scherer não quer padres envolvidos com campanhas políticas

 

DIRETAS

Quem é rei nunca perde a majestade! A vitória do grupo liderado pelo senador Luiz Henrique da Silveira nas prévias do PMDB é a prova da força que o joinvilense exerce no cenário político barriga verde, por mais que haja lobby e popularidade entre adversários.

 – Deputado federal Mauro Mariani se agarra nas bases peemedebistas para ainda tentar sacramentar a decisão pela manutenção do apoio a Raimundo Colombo (PSD). Neste ponto, ele mostra uma reação movida pelo fígado, não pela coerência às regras do jogo.

 – Depois de conseguir verba em emenda parlamentar para o Hospital da Mulher (em vias de instalação junto a Maternidade Darcy Vargas), o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) conseguiu que o Estado doasse R$ 150 mil para o Hospital Bethesda.

 – Antes mesmo de completar seu terceiro ano de operação, o Porto Itapoá alcançou, quinta (1), a marca de um milhão de TEUs – o equivalente a um milhão de contêineres de 20 pés – movimentados.

 – Termômetro do crescimento de Joinville: procura por imóveis para locação aumentou, este ano em relação a 2013, em torno de 10% a até 12%.

– Cobrindo férias deste radialista, durante duas semanas, competente Wagner Dias comanda o programa “Breakfast” nas rádios Jovem Pan FM e Cultura AM das 6 às 9h de segunda a sexta.

Excepcionalmente nos dia 9 e 16 a coluna Osny Martins não será publicada.