Cervejaria da Ilha, a mais tradicional da Grande Florianópolis

Atualizado

Seguindo a tradição da pureza das cervejas alemãs, a Cervejaria da Ilha produz os mais tradicionais chopes e cervejas artesanais de Florianópolis há mais de 20 anos, e a cada dia está mais conectada à cultura da região.

Com rótulos que trazem referências às praias da Ilha, como Jurerê, Campeche, Brava e Joaquina, a marca serviu como porta de entrada das demais cervejarias artesanais da região e, hoje, é uma das integrantes da União Cervejeira, a Associação de Cervejarias Artesanais da Região Metropolitana de Florianópolis, além de também fazer parte do projeto Cervejas Artesanais da NDTV.

Cervejaria da Ilha – Foto: Divulgação/ND

Referência no mercado de SC

Quando Reinoldo Steinhaus, proprietário da Cervejaria, iniciou sua empreitada no ramo cervejeiro, não imaginava que o produto viraria tendência e seria uma referência no mercado em Santa Catarina.

A ideia da Cervejaria teve início em 1997, quando o empresário começou, em parceria com outras empresas, o projeto de tanques e equipamentos para produção, algo que na época não era comum de se encontrar no setor. Foi então que ele resolveu se aprofundar e estudar cada vez mais sobre o assunto, virou mestre cervejeiro, modernizou sua fábrica e, finalmente, passou a distribuir sua cerveja artesanal pelo Estado.

Reinoldo foi o pioneiro na fabricação de cervejas artesanais na Grande Florianópolis, um dos fundadores da ACERVA Catarinense, a primeira associação de cervejeiros caseiros do Brasil, e responsável por difundir a cultura cervejeira pelo estado de Santa Catarina.

Há 20 anos, na Grande Florianópolis, o Chopp Ilhéu era o único chope artesanal que existia e a Cervejaria da Ilha, a única produtora de cervejas artesanais.

Público mais perto da marca

Além do serviço de delivery, a Cervejaria da Ilha tem seus chopes à disposição dos clientes no Bar das Fábricas, um pub que é uma pequena réplica da fábrica, com os produtos servidos diretamente dos tanques, feitos sob medida e instalados no local.

Quem desejar, ainda, poderá levar para casa uma amostra do que tem por lá, pois são vendidas cervejas em garrafas e os conhecidos growlers, recipientes que conservam o chope em geladeira por até 3 dias.

“Resolvemos abrir uma pequena fábrica para que o público entenda mais sobre o processo de produção da nossa cerveja e para aqueles que gostam de um bom chope artesanal possam ter um espaço exclusivo para apreciar nosso produto”, explicou Reinoldo Steinhaus.

 

Cardápio inspirado nas praias de Floripa

Pilsen (Campeche Pilsen)

O mais tradicional da região. É feito sem adição de conservantes, sendo puro malte e 100% natural.

ABV 4,5%

IBU 12

English IPA (Ingleses Pale Ale)

Criada e desenvolvida pelos Ingleses, é a original do estilo. O aroma do lúpulo é percebido imediatamente ao servir, o que é a sua principal característica.

ABV 6,5%

IBU 56

Bock (Brava Bock)

Mais forte que as outras largers, é um chope mais robusto, com maior presença de malte, de tonalidade escura, tendendo ao castanho.

ABV 7%

IBU 22

Weizen (Joaquina Weizen)

Chope de trigo clássico do sul da Alemanha, típico do Verão Europeu. Sua principal característica é ser do estilo Hefeweizen, não é filtrado, o que lhe dá uma cor mais opaca.

ABV 4,5%

IBU 14

Dortmund Export

Do clássico estilo alemão, sua principal característica é o equilíbrio entre os maltes e os lúpulos utilizados. De média carbonatação, produz uma espuma branca e consistente.

ABV 5%

IBU 20

Edição: Alessandra Cavalheiro – Jornalista – Mtb 9775

Contatos:

Av. Madre Benvenuta, nº 1168, Ed. Aldo Kuerten. Santa Mônica, Florianópolis

Delivery (48) 98405-1522

@cervejariadailha e facebook.com/cervejariadailha

Mais conteúdo sobre

Cerveja