Chapecó confirma 4º caso de coronavírus: “profissional da saúde”, diz médico

Atualizado

O município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, confirmou o 4º caso de infecção pelo novo coronavírus. O boletim foi atualizado na manhã desta quinta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os pulmões são os principais afetados pelo coronavírus – Foto: Pixabay/ND

Segundo o médico infectologista de Chapecó, Hugo Noal da Silva, que participou da entrevista coletiva, o paciente é um “profissional da saúde”. 

O especialista relatou que o paciente esteve internado no Hospital Unimed, em Chapecó, mas não divulgou detalhes sobre a identidade da quarta vítima da doença. 

A reportagem do nd+ fez contato com a assessoria de imprensa do hospital privado, mas não obteve retorno até o fim da manhã. 

Leia também:

Na coletiva mediada pelo Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, o infectologista Hugo Noal destacou que não tem informações sobre como o paciente se infectou pela doença.  

“Não tenho informações se doença dele tem a ver com a atuação na assistência de pacientes com Covid-19 ou se ele se contaminou por outra razão. Ele pode ser um médico que viajou e se contaminou”, comentou o infectologista. 

O médico complementa que não há relatos de profissionais da saúde que atuam no município e se contaminaram em atendimento à população. 

Casos suspeitos e descartados 

De acordo com o boletim atualizado, ainda estão em investigação sete casos suspeitos. Outros 15 já foram descartados. 

Dos casos ainda investigados, três pacientes estão em isolamento domiciliar e quatro seguem internados, sendo um na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Maravilha, no Oeste. O paciente aguarda análise do exame pelo Laboratório Central de Saúde, em Florianópolis. 

O menino, de 05 anos, internado na UTI do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, testou negativo para Covid-19. Ele segue hospitalizado por outras comorbidades. 

Existem quatro casos de Covid-19 confirmados em Chapecó. Apesar disso, no boletim estadual de quarta-feira consta apenas dois. O município afirma que a atualização deve ocorrer ainda hoje.

Os pacientes são: 

  • 1º caso (20/03): gestante, de 33 anos, esteve na Espanha;
  • 2º caso (21/03): homem, de 50 anos, viajou ao exterior;
  • 3º caso (24/03): homem, não viajou ao exterior, mas participou de um evento internacional. Idade não divulgada;
  • 4º caso (26/03): servidor da saúde. Idade e sexo não divulgados. 

Mais conteúdo sobre

Saúde