Inverno chegou a Santa Catarina com temperaturas mais elevadas do que o normal

Atualizado

O inverno chegou na tarde desta sexta-feira (21), mas bem de mansinho, sem muito alarde e com temperaturas mais amenas para essa época do ano em Santa Catarina. Segundo a meteorologista Cátia Braga, embora as manhãs e
noites já estejam mais frias, as tardes devem continuar quentes, com temperaturas em elevação e podendo beirar os 27 graus nos próximos dias, em Florianópolis.

Mirante Morro da Cruz – Flávio Tin/ND

A razão disso é que este ano o El Niño – fenômeno que deixa as águas do Pacífico mais quentes, elevando as temperaturas e trazendo chuvas mais frequentes – está mais fraco. O que pode ser uma ótima notícia para quem vive ou visita a capital catarinense, onde estar ao ar livre é praticamente inevitável, com uma natureza tão exuberante. E se o tempo colabora, melhor ainda.

Com o dia ensolarado, turistas e moradores aproveitaram a sexta-feira para passear, andar de bicicleta e patinete, levar os filhos ao parque,praticar esportes ou curtir uma caminhada.

Chegada do inverno na Ilha de Santa Catarina – Anderson Coelho/ND

Na praia do Campeche, no Sul da Ilha, o dia estava excelente para relaxar e curtir o feriadão. O casal Tiago Xavier e Estela Fernandes chegou de São José do Rio Preto, no interior paulista, na manhã desta sexta-feira. Acostumados ao calor, acharam o clima frio e o vento não os animou a entrar na água, mas fizeram uma longa caminhada. “Estamos hospedados no Cacupé, mas viemos caminhando desde a Joaquina até aqui no Campeche, que é um lugar lindo”, diz Estela, que vai correr a meia maratona no domingo.

Estela Fernandes e Tiago Xavier caminharam da praia da Joaquina ao Campeche – Anderson Coelho/ND

Um pouco mais à frente, o bombeiro Maicon Feldmann aproveitava a tarde para brincar com o filho Matheus, de oito anos, e comemorar o aniversário de sua esposa, Daniela. “A gente não curte muito ir a shoppings, então quando o tempo está bom sempre viemos aproveitar a praia”, diz Maicon. “Até agora não
esfriou muito e espero que o inverno continue assim”, afirma Daniela.

Família de Maicon Feldmam aproveita a temperatura amena na praia do Campeche – Anderson Coelho/ND

Mais saúde

Além de aproveitar os momentos de lazer e de descanso fazendo passeios ou praticando esportes, a exposição à luz do sol também é importante para cuidar da saúde. A incidência dos raios solares na pele ajuda nosso organismo a produzir a vitamina D, nutriente que auxilia na formação de ossos e dentes, no funcionamento muscular e no sistema imune.

Para isso, são necessários apenas de 15 a 20 minutos de sol ao dia, de preferência com braços e pernas expostos e sem uso do filtro solar. Depois desse período, o filtro pode ser utilizado.

Mas os benefícios de estar ao ar livre incluem ainda a sensação de bem estar e a diminuição dos níveis de estresse. E foi em busca dessa tranquilidade que a dona de casa Alessandra Felipe se deslocou do bairro Tapera até o Parque Ecológico do Córrego Grande.

Alsessandra Felipe e Jefferson Amorim levaram o filho Bryan para brincar no Parque Ecológico do Córrego Grande – Anderson Coelho/ND

Grávida de nove meses, ela descansava enquanto o marido Jefferson Amorim acompanhava o pequeno Bryan, de três anos, no parquinho. “Aqui é muito bom, tranquilo, com bastante área verde e ar puro”, afirma Alessandra. “Gosto bastante do inverno, mas para as crianças não é tão bom porque elas ficam doentes com mais frequência, então preferi vir ao parque porque o vento está frio para ir à praia”.

O vento trouxe poucos pedestres, mas vários praticantes de kite surf para a Lagoa da Conceição. Porém, o visual de cartão postal foi suficiente para a cabeleireira Larissa Rode e o marido Éder Egon Will deixarem o Alto Vale do Itajaí para curtir o feriadão à beira da lagoa.

O casal chegou na quinta e vai permanecer até domingo na Capital. “A gente ama o inverno. Em Rio do Sul está mais frio, tem nevoeiro pela manhã e o sol demora a aparecer. Mas aqui nem está frio, está tão agradável que nem vamos sair da Lagoa”, afirma Larissa.

Éder Egon Will e Larissa Rode aproveitaram o dia à beira da Lagoa da Conceição – Anderson Coelho/ND

Esportes e lazer

Na avenida Beira-mar Norte, a concentração de pessoas era grande. Casais, crianças, jovens e idosos, com e sem cachorros, curtiram o dia de sol. As bicicletas e patinetes fizeram sucesso e muitos alugaram os equipamentos para andar pela orla, enquanto os mais animados usavam as quadras de areia para uma partida de vôlei.

Marcus Vinicius Lopes Ferreira trocou o frio de Curitiba pelas temperaturas mais amenas da Ilha de Santa Catarina – Anderson Coelho/ND

O empresário Marcus Vinícius Lopes Ferreira trocou o frio de Curitiba pelo ambiente praiano. Depois de passear pela Lagoa da Conceição, veio até a Beira-mar, onde alugou um patinete e, depois, uma bicicleta. “O vento está um pouco frio, mas de forma geral o clima está bem agradável, dá para aproveitar o dia perfeitamente”, afirmou.

Mais conteúdo sobre

Geral