Chuvas amenizam estiagem na Grande Florianópolis

Atualizado

As chuvas chegaram para amenizar parte da estiagem que começou em junho em todo o estado de Santa Catarina. Apesar de fracas e intermitentes, desde domingo (13) as chuvas melhoraram os níveis de alguns rios que se encontravam em situação de emergência.

Na Grande Florianópolis, o rio Vargem do Braço, em Santo Amaro da Imperatriz, obteve uma considerável recuperação de seu volume, apesar de ainda estar abaixo do nível normal.

De acordo com a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), para o nível desse manancial se recuperar totalmente da estiagem serão necessárias chuvas constantes de, pelo menos, 100mm. Na região, o volume de chuvas nesses últimos dias chegou a 46mm.

Leia também:

O rio Cubatão do Sul – também utilizado para o abastecimento de Florianópolis, São José, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz – saiu da situação de emergência e estava nessa quinta-feira (17) em situação de alerta para estiagem, segundo o Aviso Hidrológico da Epagri/Ciram. Esse rio já chegou a marcar 93cm, ontem ele estava com 160 cm.

Continuam em situação de emergências os rios das estações dos municípios de Chapadão do Lageado, São João Batista, Joaçaba e a foz do rio Claudino, em Concórdia.

Consumo

Em quatro meses de estiagem, o abastecimento de água na Grande Florianópolis ficou parcialmente prejudicado. O sistema de intermitência de fornecimento foi utilizado pela empresa para que os consumidores tivessem água em pelo menos uma parte do dia.

Mesmo com as chuvas dessa semana, a companhia pede aos consumidores que continuem economizando água, evitando atividades de lavação de pátios e carros.

Chuvas devem permanecer no final de semana em todo o estado – Foto: Flávio Tin/ND

Sexta com pancadas de chuva

A previsão da Epagri/Ciram para sexta-feira na região litorânea da Grande Florianópolis é de sol com algumas nuvens pela manhã; tarde e noite com pancadas de chuva. Na região serrana da área metropolitana, o dia terá muitas nuvens e à noite céu encoberto com chuva.

Mais conteúdo sobre

Meio Ambiente