‘Chuvas provocaram rompimento de barragem na Bahia’, diz Defesa Civil

O elevado volume de chuvas na madrugada desta quinta-feira (11) provocou o rompimento de uma barragem menor que, por sua vez, provocou rachaduras da barragem localizada em Quati, povoado localizado no município de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador.

De acordo com o superintendente técnico adjunto estadual da Defesa Civil, Vitor Gantois, devido ao alto volume de água, a barragem ultrapassou o limite e transbordou.

“Ela está com as ombreiras (lateral direita e esquerda) vazando e com isso a água e a lama chegaram ao município de Coronel João Sá”, afirmou.

Barragem se rompe em povoado da Bahia e chega a cidade de Coronel João Sá – Reprodução Portal R7 / Defesa Civil

Segundo Gantois, a retirada das famílias da cidade de Coronel João Sá ocorreu após o aviso do rompimento da barragem. Não há informações de vítimas até o momento.

“Fazemos um apelo para que a população atenda aos alertas da Defesa Civil para que pessoas deixem suas casas. É uma medida preventiva que precisa ser atendida”, diz o superintendente.

A Defesa Civil do estado informou que enviou uma equipe para a cidade com o objetivo de reduzir danos. A previsão é de que quando o nível de água comece a diminuir, as equipes comecem a atuar na estrutura. O órgão pediu que fosse decretada situação de emergência na cidade de Coronel João Sá.

Água chegou na cintura dos moradores

Geral