Cliente receberá R$ 19 mil após ter pertences furtados em supermercado no Vale do Itajaí

Atualizado

Um consumidor será indenizado em R$ 19 mil por danos materiais e morais, em Balneário Camboriú, no Vale do Itajaí.

O homem teve seus pertences pessoais levados de dentro do carro após estacionar no pátio de um supermercado, em setembro de 2017.

Além da apresentação de notas fiscais, as câmeras de segurança do estacionamento demonstraram que, no dia do furto, a vítima entrou no estabelecimento comercial, estacionou o carro e entrou no supermercado, de onde saiu tempos depois.

Do carro, foram levados duas mochilas com documentos de trabalho, um microcomputador, um celular, óculos de sol, roupas e um carregador de viagem. Em defesa, a ré argumentou que as imagens não seriam suficientes à sua responsabilização.

Leia também:

Segundo o juiz Rodrigo Coelho Rodrigues, titular da 4ª Vara Cível da comarca de Balneário Camboriú, apesar das câmeras de segurança não terem filmado diretamente o carro do cliente, que estava estacionado em um ponto cego do sistema, o detalhe não é suficiente para derrubar as alegações da vítima.

“Não se perde a obrigação de comprovar que o autor ou não esteve no supermercado naquela data, ou de que o furto de fato não ocorreu”, explica o magistrado.

O juiz completou ainda que “a gratuidade do estacionamento não afasta a responsabilidade da ré, até porque o autor, como comprovado, efetuou compras no estabelecimento comercial, que tem, implicitamente, o dever de guardar os pertences deixados por seus clientes naquele momento”.

O consumidor será indenizado em R$ 9.196,85 por danos materiais, com correção monetária incidida a partir de setembro de 2017 e juros de mora, à taxa de 1% ao mês.

Também foram acrescidos R$ 10 mil à título de danos morais, corrigidos monetariamente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e juros de mora de 1% ao mês. Da decisão, cabe recurso ao Tribunal de Justiça.

Justiça