Luis Carlos Cancellier de Olivo é o mais votado no primeiro turno das eleições a reitor da UFSC

Comissão eleitoral fará recontagem de votos nesta quinta-feira

*Atualizada às 12h37

Os candidatos a reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Luis Carlos Cancellier de Olivo e Edson Roberto De Pieri receberam a maioria dos votos, mas o resultado oficial não foi homologado, pois a comissão eleitoral fará uma recontagem dos votos hoje. Às 22h15, o resultado final no telão do auditório da UFSC marcava 29,54% para Cancellier, 22,49% para De Pieri e 22,07% para o candidato Irineu Manoel de Souza, indicando um segundo turno entre os dois primeiros candidatos. Após um pedido de revisão feito pela chapa de Roselane, 20 minutos depois a comissão eleitoral decidiu não oficializar o resultado. No total, 14.138 pessoas votaram nos cinco candidatos, 57 optaram pelo branco e 76 votaram nulo. A atual reitora, Roselane Neckel, ficou em quarto lugar, com 12,85% dos votos. 

Marco Santiago/ ND

Resultado será homologado nesta quinta-feira

Durante a votação, Cancellier esteve sempre à frente e De Pieri seguia em segundo lugar. Aos poucos, com a apuração, os votos para Irineu foram crescendo e o candidato se aproximou do segundo colocado. A recontagem dos votos pode afetar a decisão para o segundo lugar no pleito devida a proximidade nos números alcançados entre De Pieri e Irineu.

Logo após a apuração, Cancellier comemorou o primeiro lugar. “O resultado foi dentro da expectativa. A gente trabalhou para isso. Tivemos uma proposta coletiva. A primeira parte do trajeto foi cumprida”, afirmou.

De Pieri reforçou que seguirá com a proposta de ter uma chapa acadêmica para conduzir uma UFSC acadêmica. “Estávamos muito otimistas de que iríamos para o segundo turno porque sentimos a candidatura crescendo muito e tendo ótima resposta da comunidade. Foi uma surpresa esperada”, disse.

Cerca de 39 mil pessoas — entre estudantes, professores e técnico administrativos — estavam aptos a votar no primeiro turno, que ocorreu das 8h às 21h desta quarta-feira. As 61 urnas eletrônicas cedidas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) foram instaladas em todos os campus da UFSC no Estado. 

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...