Com acidentes na BR-101, Arcanjo é acionado para ‘salvar’ fígado para transplante

O helicóptero Arcanjo-03, do Corpo de Bombeiros, foi acionado por volta das 12h50 desta quarta-feira (11) para realizar o transporte de um fígado. O órgão estava sendo transportado via terrestre de Florianópolis para Blumenau, quando teve problemas para prosseguir o trajeto.

A dificuldade ocorreu por conta de uma interrupção no trânsito, causada por um grave acidente entre caminhões na BR-101. O trânsito chegou a ser totalmente bloqueado no sentido Norte da rodovia.

Fígado teve que ser transportado por helicóptero para que não fosse descartado – CBMSC/Divulgação

O acidente aconteceu próximo à PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Itapema e, devido à interdição da pista, o órgão não chegaria ao seu destino.

Dessa forma, a equipe do Arcanjo, partindo de Blumenau, foi acionada para suporte aéreo, levando cerca de 27 minutos para completar a missão.

Leia também:

Os órgãos fora do corpo possuem uma vida útil reduzida, sendo que o transplante deve ser realizado o quanto antes, para diminuir o risco de rejeição.

O fígado, em especial, é um órgão sensível. Caso não fosse possível o suporte aéreo do Arcanjo, possivelmente o órgão seria descartado, inviabilizando o transplante.

Mais conteúdo sobre

Trânsito