Com ajuda de cão, bombeiros acham homem perdido na mata em Imbuia

Atualizado

Um homem de 58 anos foi encontrado na manhã desta sexta-feira (11), na região de Vista Alegre, na cidade de Imbuia, em Santa Catarina. Ele sofre de Alzheimer e estava desaparecido desde às 17h da última segunda-feira (7), segundo os familiares. Ele foi encaminhado ao hospital da cidade de Imbuia.

Cão Hunter ao lado do cabo Ronaldo Fumagalli e soldado Giandro – Foto: Divulgação CBMSC/ND

Leia mais:

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina da cidade de Ituporanga fez as primeiras buscas ao serem acionados durante a madrugada. Na manhã de terça-feira, o binômio (bombeiro militar e cão de busca) formado pelo cabo BM Ronaldo Fumagalli e o cão de busca Hunter, junto com o Soldado BM Giandro, de Curitibanos, foram empregados para procurar o homem pela região.

“Hoje de manhã foi localizado um chinelo, como pista, que a família deu certeza que era dele e a partir disso fizemos uma varredura na área, em que encontramos rastros, pegadas dele, galhos quebrados, até que conseguimos avistar ele na mata. O senhor já estava bem desidratado, debilitado, bastante cansado, já que praticamente 5 dias esteve caminhando na mata”, conta o Cabo BM Fumagalli.

Rastreamento humano requer experiência

O Cabo complementa explicando como funciona uma operação como esta. “Tem todo o trabalho de busca terrestre envolvido, são várias técnicas utilizadas e a experiência que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina tem neste tipo de ocorrência ajuda, como a coleta de informações, a parte de rastreamento humano que a gente faz observando a mata, verificando rastros deixados pelas pessoas que estão perdidas”.

Já em relação ao emprego do cachorro, ele diz que: “o cão ele consegue passar por uma área muito grande, em bem menos tempo do que os humanos levariam, então o Hunter nas buscas nos ajuda eliminando áreas de mata mais intensa e através do olfato buscando a direção correta da vítima”.

Além do trio de Curitibanos, também participaram desta operação:

  • 1º Ten BM Rubens;
  • Sargento BM França;
  • Soldado BM Daniele;
  • Soldado BM Luis Fernando;
  • Soldado BM Bloot.

Mais conteúdo sobre

Geral