Com dois séculos e meio de história, Procissão Senhor dos Passos receberá 70 mil pessoas em março

Cortejo poderá se tornar patrimônio imaterial nacional neste ano

A comissão organizadora da Procissão Senhor dos Passos lançou na manhã desta quinta-feira (18), a programação do cortejo mais antigo de Santa Catarina. Neste ano, o evento católico chega à sua 250ª edição, para a qual são esperadas mais de 70 mil pessoas. Os detalhamentos sobre segurança e estrutura para receber o público recorde foram discutidos com representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal e com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior. Uma sessão especial na Assembleia Legislativa, às 19h desta quinta, será realizada em homenagem aos dois séculos e meio da caminhada religiosa, que começou no Estado em 1766.

Bruno Ropelato/Arquivo/ND

Procissão passa pelas principais ruas de Florianópolis

O evento oficial será realizado nos dias 13 e 14 de março com as missas na Catedral Metropolitana de Florianópolis e Capela Menino Deus, respectivamente. No entanto, as atividades iniciam no dia 6 de março com a missa de Investidura dos novos membros da irmandade do Senhor Jesus dos Passos, na Capela junto ao Imperial Hospital de Caridade. O evento de número 250 terá uma presença especial: um técnico do Ipham (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de Brasília (DF), acompanhará ao cortejo para redigir o parecer final sobre o registro de patrimônio imaterial nacional, solicitado há cinco anos pela Irmandade. O processo poderá terminar ainda em 2016. A Procissão do Senhor dos Passos é a maior e mais antiga celebração religiosa do Estado e foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina em 2004. O cortejo realizado em Florianópolis há 250 anos é a segundo maior do Brasil. Fica atrás somente do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, que tem público superior a 2 milhões de pessoas.  

Durante todo o ano uma equipe organizadora composta por 20 pessoas prepara o maior evento religioso de Santa Catarina. A coordenadora da comissão organizadora, Rita Peruchi, lembra que para este ano será melhorada a sonorização para que o público acompanhe as canções durante o trajeto. “Teremos uma boa infraestrutura com a oferta de banheiros químicos. Conseguimos melhorar a cada ano porque contamos com empresas parceiras”, detalhou ao afirmar que as mesmas serão homenageadas na Assembleia Legislativa na noite desta quinta-feira. Rita lembra ainda que tem recebido muitos e-mails de pessoas e entidades de São Paulo perguntando sobre a data da procissão. 

Durante a apresentação da programação o prefeito Cesar Souza Junior ressaltou a força cultural do evento na cidade. “Certamente essa será uma grande celebração de fé e emoção. É um evento repleto de simbolismo que precisamos realizar com muita qualidade por meio desse trabalho realizado pela comissão em parceria com órgãos da prefeitura e também com a Polícia Militar”, observou.   

Divulgação/ND

Detalhes da celebração foram finalizados nesta manhã na sede da CDL de Florianópolis

Imagem de Senhor dos Passos

A imagem do Senhor dos Passos, esculpida em tamanho real pelo escultor baiano Francisco das Chagas representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. O rosto da imagem tem gotas do sangue e suor de Cristo, causados pela coroa de espinhos. A escultura estava a caminho do Rio Grande (RS), quando a embarcação que a transportava atracou por engano em Desterro, a Ilha de Santa Catarina, em 1766. Os católicos então organizaram a procissão, que é realizada sempre 15 dias antes da Páscoa  em sinal de agradecimento pela intervenção, pela vontade divina de que a imagem viesse parar no Estado. Réplicas da obra do artista baiano são expostas nas igrejas da Capital nas semanas que antecedem a procissão. No restante do ano a imagem original pode ser visitada pelos na Capela Menino Deus junto ao Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis.

Programação: 

Dia 06/03/16 – Domingo

8h – Missa de Investidura dos novos membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

Local: Capela Menino Deus

Dia 09/03/16 – Quarta-feira

19h – Missa do Tríduo

Local: Capela Menino Deus

Dia 10/03/2016 – Quinta-feira

7h – Lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos

Local: Capela Menino Deus

9h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos

Local: Capela Menino Deus

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Local: Capela Menino Deus

Dia 11/03/16 – Sexta-feira

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Local: Capela Menino Deus

Dia 12/03/16 – Sábado

7h30 – Missa e Procissão do Carregador.

Local: Capela Menino Deus

18h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos.

Local: Capela Menino Deus

20h – Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Dia 13/03/16 – Domingo

9h30 – Missa na Catedral Metropolitana de Florianópolis  com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.

16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores | Pregador: Padre Márcio Alexandre Vignoli

Dia 14/03/16 – Segunda-feira

8h30 – Missa de Ação de Graças

Local: Capela Menino Deus 

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...