Começam as obras em condomínio industrial na zona Sul de Joinville

Cléo Machado/divulgação/ND

Terraplenagem do novo condomínio industrial já iniciou no bairro Paranaguamirim
Cléo Machado/divulgação/ND

Empreendimento privado vai oferecer 292 lotes industriais, todos com mais de dois mil metros quadrados

Com a autorização da Sema (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) as obras de terraplenagem do Condomínio Industrial do Paranaguamirim já começaram. Em uma área de 1,2 milhão de metros quadrados, o empreendimento privado vai oferecer 292 lotes industriais, todos com mais de dois mil metros quadrados. Se cada empresa tiver sete funcionários, a região vai ganhar mais de dois mil empregos.

O loteamento industrial estava esperando as licenças ambientais há mais de sete anos. No início, a Ajorpeme (Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa) seria parceira do empreendimento, mas obstáculos burocráticos a impediram três anos mais tarde. A Casa Nova Incorporadora, proprietária do terreno, assumiu o projeto e conseguiu as licenças da Fatma (Fundação Estadual do Meio Ambiente) e da Sema.

O limite de Joinville com Araquari vai se tornar um grande distrito industrial. Além deste condomínio, uma grande empresa de Joinville vai se transferir para esta região e gerar mais de mil empregos. A Prefeitura de Araquari já aprovou uma extensa área no limite para abrigar novas indústrias. Além disso, ainda neste semestre, a rodovia Rio do Morro, ligando a rua Monsenhor Gersino ao Centro de Araquari vai estar concluída.

Luiz Veríssimo/divulgação/ND

Agora: buracos foram tapados, mas asfaltamento ainda não está finalizado
Luiz Veríssimo/divulgação/ND

Antes: buracos na pista eram fonte de reclamação constante dos motoristas

Só falta o acabamento
Leitor perguntou à coluna porque a obra de asfaltamento da rua Tenente Antônio João está paralisada. Nesta quinta-feria, o secretário Romualdo França Júnior (Senfra) respondeu que depois da camada de asfalto é necessário um período de compactação antes de ser colocada a camada final. Este período, explicou, “é necessário” para fixar bem o asfalto. Em breve, uma camada fina (como nas rodovias federais) será colocada e em seguida a sinalização. A obra não está parada.

Bombeiros Militares
Apresentado ontem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina uma indicação ao governador Raimundo Colombo para que os bombeiros militares não atuem de forma concorrente onde existam bombeiros voluntários para executar o serviço. O autor é o deputado estadual Vicente Caropreso, de Jaraguá do Sul, que enfrenta o mesmo problema de Joinville. Esta duplicidade de atuação (militares e voluntários) acaba onerando o setor produtivo com taxas de inspeções (bombeiros militares) que poderiam ser executadas gratuitamente (bombeiros voluntários), explicou o deputado.

Sucessão na Embraco
Anunciado nesta quinta-feria o novo presidente da Embraco. É Luiz Felipe Dau, que substituirá Roberto Campos em 1 de março. Como já se tornou tradição na empresa, o substituto trabalha na casa há 10 anos e o novo cargo do ex-presidente é uma promoção. Roberto Campos começou na Embraco em 1986 como estagiário e assumiu a presidência. Segundo reportagem da revista Exame, dos 172 executivos da Embraco, 125 “vieram da base”, como o engenheiro Roberto Campos.

Plano B
O vereador Jaime Evaristo, que também é presidente do PSC em Joinville, participou nesta semana de uma reunião com pré candidato a prefeito de Joinville (candidatura definida) e foi sondado sobre a possibilidade de ser seu vice. A informação é de Ariel Gonçalves, assessor do vereador. Nenhum candidato tem sua situação definida oficialmente, mas três deles já podem ser considerados certos: Udo Döhler (PMDB), Dr. Xuxo (PP) e Darci de Matos (PSD). O único que está à procura de um vice é o candidato do PP. Udo Döhler deverá ter Rodrigo Coelho (PSB) e Darci de Matos um companheiro de chapa do PR.

Sinduscon como parceiro
A Ajoctre (Associação dos Caçambeiros) conseguiu um importante aliado no seu projeto de instalação da Central de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, que será instalada em um terreno do município ao lado da Penitenciária Industrial. Durante reunião na última quarta-feira, que teve a presença do prefeito Udo Döhler, a diretoria do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) manifestou apoio ao projeto da entidade presidida pelo engenheiro Gilson Holz. Na próxima semana, a diretoria da Ajoctre será recebida em audiência pelo secretário Carlos Chiodini (Desenvolvimento Sustentável). “O prefeito (Udo Döhler) tem sido um entusiasta do projeto”, comentou Holz.

Representante
O vice-presidente da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) para a região Norte Nordeste, Evair Oenning, de Joinville, irá representar a classe empresarial catarinense no almoço que a presidente chilena, Michelle Bachelet, vai oferecer  hoje no Palácio de la Moneda, em Santiago, à presidente Dilma Rouseff e sua comitiva.

Mural

– A Feira da Partilha abre nesta sexta-feira, às 14h em Araquari. Centenas de produtos apreendidos pela Receita Federal serão comercializados. Cada CPF só terá direito a uma entrada para compras.

– O horário de verão já terminou, mas a temporada continua “bombando” nas praias da região. O calor ainda não foi embora.

– Dono de boate em Itapoá (SC) foi assassinado esta semana.

Loading...