Comenda Zilda Arns: Professora da UFSC é homenageada no Senado

Atualizado

Na sessão especial para a premiação da ‘Comenda Zilda Arns’ do Senado Federal, realizada na última terça-feira (10), Evangelia Kotzias Atherino dos Santos, professora de Santa Catarina, foi uma das homenageadas.

Premiação da Comenda Zilda Arns no Senado Federal – Foto: Agência Senado

Foram condecoradas cinco pessoas e cinco instituições, indicadas pelos parlamentares. Os homenageados são cidadãos que atuam na promoção de ações e atividades destinadas à proteção da criança e do adolescente no Brasil.

Quatro décadas dedicadas à saúde da criança

Evangelia Kotzias Atherino dos Santos foi uma das personalidades homenageadas no Senado. Indicada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), com apoio da deputada Angela Amim (PP-SC), a professora da UFSC atualmente é voluntária do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e membro da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN Brasil).

A professora atua há mais de 40 anos na área da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, participando ativamente de projetos de relevância social em Santa Catarina e no Brasil. Através dessas atividades, contribuiu para a redução da mortalidade infantil e na formulação e implementação de políticas públicas na área.

A lista completa dos homenageados está disponível no site do Senado.

A Comenda Zilda Arns:

O prêmio que leva o nome de Zilda Arns Neumann foi criado em 2017 e é uma forma de reconhecer o trabalho de pessoas e instituições que dão continuidade as atividades realizadas por Zilda.

Zilda Arns (1934-2010) foi uma sanitarista e pediatra que se destacou na ação social junto a populações carentes, atuando no Brasil e no exterior. Irmã do cardeal Paulo Evaristo Arns, ela foi fundadora da Pastoral da Criança, organismo da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), que trabalha no desenvolvimento de ações de saúde, educação e cidadania com foco no bem-estar infantil e materno.

Leia também:

Direitos Humanos