Comércio abre no feriado e espera boas vendas para o Dia dos Namorados em Florianópolis

Fiscalização será reforçada pela Guarda Municipal em pontos de maior aglomeração de pessoas; estabelecimentos devem seguir normas sanitárias por conta da pandemia

Data de terceiro maior apelo comercial do ano, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães, o Dia dos Namorados, em 12 de junho, deve gerar boas vendas no comércio.

Com previsão de abertura das lojas no feriado de Corpus Christi, no dia 11, mesmo com os reflexos da pandemia, a CDL (Câmara de Dirigentes Logistas) faz previsão positiva.

Comércio de Florianópolis espera boas vendas na véspera do Dia dos Namorados – Foto: Ian Sell/NDComércio de Florianópolis espera boas vendas na véspera do Dia dos Namorados – Foto: Ian Sell/ND

Segundo o presidente da CDL Ernesto Caponi, 58% dos lojistas das 20 maiores cidades do Estado acreditam que as datas devem impulsionar as vendas, alcançando números parecidos em 2019.

Pesquisa da FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina), indica que em 2019 houve acréscimo de 3,12% nas vendas em relação à 2018.

A expectativa dos lojistas é que em 2020 esse aumento chegue a 2,5%. “É abaixo de 2019, mas ainda é maior que 2018, ainda mais se formos pensar a situação que vivemos”, analisa Caponi.

Apesar do possível aumento no movimento no Centro de Florianópolis, o presidente reforça que as lojas terão de funcionar conforme o regramento no combate à proliferação do vírus.

“Estamos oferecendo todas as garantias, regras impostas pelos órgãos de saúde. A máscara é item obrigatório para entrar nas lojas, é necessário obedecer o espaçamento e não ter contato físico”, afirma.

Leia também:

Comércio abre no feriado

O horário do comércio de rua na Capital será de opção do lojista, mediante cumprimento da cláusula da convenção coletiva de trabalho, que trata dos feriados. A informação foi confirmada pelo Sindilojas (Sindicato do Comério Varejista) de Florianópolis.

A expectativa é de que o comércio recupere os lucros na data devido a parada da atividade durante a pandemia. A ideia é que as lojas estejam abertas com promoções estratégicas visando o Dia dos Namorados.

Fiscalização

De acordo com o subcomandante da GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), Ricardo Pastrana, será reforçado o efetivo para fiscalização nos pontos de maior aglomeração no Centro de Florianópolis.

Caso seja verificada alguma transgressão das normas, será gerada ocorrência e, mediante os dados, a Vigilância Sanitária poderá emitir infração.

+ Notícias