Comissão aprova aumento no limite de idade para ingresso na Polícia Militar em SC

Atualizado

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) aprovou na manhã dessa terça-feira (9), a ampliação do limite de idade para ingresso na Polícia Militar. De acordo com a emenda apresentada pelo deputado Milton Hobus (PSD) ao texto proposto pelo deputado Marcius Machado (PL), os 30 anos previstos nas regras atuais passarão para 35 anos.

Idade limite para ingresso na PM pode subir de 30 para 35 anos – Agência Alesc/Divulgação

O texto proposto por Marcius Machado em um primeiro momento previa a alteração e aumento da idade limite para 40 anos, mas Hobus avaliou que 35 seria a idade ideal. O deputado justificou que atualmente há um percentual muito pequeno da sociedade que conclui o ensino superior até os 24 anos de idade.

“A média é 28 nos cursos presenciais. Mas para uma pequena quantidade de pessoas que fazem o ensino superior e para os trabalhadores que não têm dinheiro até para pagar uma faculdade, a média de formação é 35 anos”, avaliou Milton Hobus.

Leia também:

O relator concordou com o mérito da ação proposta por Machado. “Hoje a expectativa de vida do brasileiro está subindo e Santa Catarina é a maior. Com 35 anos você ainda tem juventude, inteligência e força para servir uma carreira como é a militar. Hoje, com 60 anos ainda se tem muita disposição. Temos que oportunizar para mais pessoas o direito de participar de um concurso público que é tão restritivo e tão procurado”, avaliou.

O texto agora continuará sua tramitação nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Segurança Pública, antes de efetivamente entrar em vigor.

Mais conteúdo sobre

Política