Como adquirir hábitos que promovem o amor-próprio e bem-estar

Alguns dos melhores lugares para ter práticas impactantes de meditação são geralmente os menos convencionais. – Divulgação/ND

O amor-próprio é o principal pilar para uma vida realmente saudável e nutritiva, e a relação mais importante (e duradoura!) da sua vida. É algo no qual devemos trabalhar todos os dias, assim como trabalhamos nas relações que estabelecemos com os outros. Além disso, é nessa relação que todas as outras relações e interações de nossa vida se baseiam.

“Como tu te amas é como ensinas os outros a amar-te” (Rupi Kaur)
O amor-próprio não tem nada a ver com egoísmo; ele trata de honrar e respeitar o nosso corpo, mente e alma todos os dias. A forma como nos cuidamos tem impacto em todas as áreas de nossa vida, pois quando cuidamos de nós, aparecemos ao mundo como nossa melhor versão e podemos ser então melhores mães, amigas, profissionais e seres humanos.
Criar uma prática eficaz e poderosa de amor-próprio é vital. Trata-se de criar hábitos de amor e auto-cuidado para trazer fagulhas de alegria e inspiração ao longo de seu dia. Basicamente, trata-se menos sobre máscaras faciais aos domingos e mais sobre celebrar o seu dia a dia, principalmente naqueles momentos em que você não se sente tão merecedora.

Pratique meditações guiadas
Não deu para praticar meditação ao acordar? Tá tudo bem! Não se sinta fracassada ou culpada. Você é adulta e provavelmente vive às voltas com responsabilidades como família e trabalho. Além disso, alguns dos melhores lugares para ter práticas impactantes de meditação são geralmente os menos convencionais. Um dos meus locais favoritos é quando estou num avião. Eu simplesmente coloco meus fones de ouvido, escolho uma música relaxante ou uma meditação guiada e fecho meus olhos. Me permito ir para um lugar que me traz paz e tranquilidade e saio renovada e leve após a prática.

Tente meditar por alguns minutos na próxima vez que você estiver no metrô, ônibus ou uber, presa no trânsito. Ajuste a postura, garantindo que seus ombros e pernas estejam relaxados. Faça respirações profundas e relaxe, voltando para aquele lugar de paz que já existe dentro de você.

Prepare seus jantares algumas vezes por semana

Geralmente eu tenho manhãs muito atribuladas, e não costumo tomar café da manhã durante a semana, aproveitando para praticar jejum intermitente. No último ano aprendi que preparar meus jantares não só é terapêutico, como saudável! Uso esse tempo para testar novas receitas veganas, expressar minha criatividade, organizar meus pensamentos e viver o presente em estado de mindfulness e gratidão. É sobre tirar um tempo comigo mesma, conectando com minha mente, corpo e alma, de uma maneira nutritiva e especial.

Crie seus rituais noturnos

Antes de dormir eu adoro passar meus cremes e misturá-los a óleos essenciais, dependendo do meu humor ou função que preciso no momento, como melhorar qualidade do sono, aliviar cólicas ou relaxar. Criar esse hábito é poderoso e traz inúmeros benefícios, além de ser uma delícia e deixar a pele maravilhosa!

Leia um livro por mês

É importante cultivar o hábito da leitura diariamente – Divulgação/ND

Ler livros é uma grande expressão de amor-próprio porque permite explorar sentimentos e experiências, enquanto relaxa no conforto de seu lar. Ler não só expande sua mente, como te permite se conectar com o presente. Crie o hábito de ler todos os dias, mesmo que seja por dez minutos, e veja como sua energia aumenta após permitir o engajamento com essa criatividade

Inspira!