Como equilibrar a saúde mental em tempos de pandemia? SC Saúde oferece atendimento virtual

Atualizado

 Buscando atender às demandas, o setor de Medicina Preventiva do SC Saúde criou um canal de comunicação com suporte aos seus segurados, para que possam encontrar ajuda psicológica, sem precisar sair de casa.

Canal de comunicação oferece ajuda psicológica aos segurados – Foto/Shutterstock

A psicóloga do SC Saúde Fabíola Guzzo relata os sentimentos recorrentes em quem percebe que a quarentena tem gerado uma alteração no quadro emocional.

“Muitas pessoas têm se sentido mais ansiosas, com medo do futuro e desanimadas. Recebemos várias mensagens sobre suas dificuldades de adaptação à nova realidade, preocupadas com questões econômicas, com sua saúde e de seus familiares, sem saber como conversar com os filhos sobre o que está acontecendo”, relata Fabíola Guzzo.

 Orientando as pessoas no manejo das emoções

O atendimento remoto pretende orientar os segurados, sugerindo dicas e disponibilizando materiais que auxiliam no manejo das emoções.

Em um momento delicado como esse que estamos enfrentando, todas essas emoções são válidas e adaptativas. O mundo está passando por um desafio, atravessando um cenário de incertezas.

É difícil passar por um momento de crise sem desestabilizar as emoções, mas é possível aprender a lidar com elas de uma forma que minimize o sofrimento.

Já a psicóloga Patrícia Sanches, também do SC Saúde, alerta que os casos mais graves, em que a pessoa apresenta um histórico de doenças relacionadas à saúde mental, a atenção ao paciente é redobrada.

“Quando identificamos casos mais graves – pessoas que já apresentavam transtornos emocionais prévios e/ou que estão com sintomas graves de ansiedade e depressão – mantemos contato telefônico como forma de apoiar e orientar na busca dos tratamentos necessários.

Assim, seguimos com nosso propósito de prevenir o adoecimento psíquico e promover a saúde mesmo estando distantes fisicamente. Graças à tecnologia podemos nos manter próximos e auxiliar nossos segurados”, declara a psicóloga.

Atendimento é feito por e-mail – Foto: Arte/Divulgação

COMO FUNCIONA

Atendimento Remoto Medicina Preventiva SC Saúde

Quem estiver precisando de orientações sobre cuidados com a saúde mental durante a quarentena, pode escrever para a equipe de Medicina Preventiva SC Saúde.

E-mail: medpreventivascsaude@qualirede.com.br.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Edição: Alessandra Cavalheiro

Mais conteúdo sobre

Saúde é tudo