COMO O COACHING PODE SER SEU MAIOR ALIADO NO CENÁRIO ATUAL?*

Texto do colega e Coach Nicodemos Borges a respeito de como o Coaching pode ajudar a tirar proveito do momento de desafios que passa o Brasil.

Não é novidade que o momento atual, de absoluta turbulência na economia e política do País, vem impactando negativamente o mercado de trabalho. Pressão, demissões em massa, clima tenso nas empresas…

Tudo isso resulta em estresse e desgaste emocional, gerando desmotivação e, consequentemente, queda na produtividade. Em casos mais extremos, o profissional pode chegar a apresentar quadros de ansiedade e até depressão.

Mas como evitar ser mais uma vítima deste caos generalizado? O que fazer para que a crise não abale sua carreira e sua autoestima? 

Para que o indivíduo consiga se sobressair num mercado tão competitivo em que vivemos, é imprescindível saber lidar com prioridades e metas desafiadoras; conhecer as próprias competências e pontos a desenvolver; ter disciplina e foco.

Neste caso, um caminho é o coaching, um processo conduzido por um profissional qualificado, que tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano e/ou o aumento do potencial do cliente. Melhor ainda se for feito por um psicólogo-coach, ou seja, aquele que tem as duas formações: Psicologia e Coaching, pois esse terá amplos conhecimentos não só da prática de coaching como de psicologia.

O psicólogo-coach irá estabelecer uma relação de confiança e respeito com este cliente, auxiliando-o em sua avaliação de performance e postura e, por meio de técnicas e ferramentas, promover reflexões transformadoras.

Entre as diversas modalidades de coaching, há o chamado coaching pessoal, cujo foco é o autoconhecimento relacionado à própria vida. Durante o processo, o cliente conseguirá enxergar seus valores e potenciais e, diante disso, alavancar sua vida para viver mais feliz.

Em suma, o processo de coaching irá aprofundar o autoconhecimento e ajudá-lo a construir uma vida melhor, possibilitando traçar diferentes estratégias, inclusive para definição de novos rumos para a carreira e para a vida pessoal. 

 

(Nicodemos Borges, psicólogo; Master-trainer dos cursos de formação de coaches do Instituto Nicodemos Borges; Sócio-Fundador da Contexto Análise do Comportamento; Mestre e Doutor em Análise do Comportamento pela PUC-SP; e Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP)