Como ter um nariz bonito e saudável, unindo o útil ao agradável?

Resolva problemas na respiração e ao mesmo tempo, deixe-o mais bonito – Foto: Pixabay

É bem alta a prevalência de pacientes afetados por problemas que envolvem o nariz. Alterações funcionais respiratórias, tais como o desvio de septo nasal, frequentemente ocasionam um fluxo de ar inadequado pelo nariz.

Do mesmo modo, esses problemas levam à queda na qualidade de vida, seja por um sono de má qualidade, por baixo rendimento em atividades físicas, ou mesmo desconforto cotidiano em atividades triviais.

De forma semelhante, insatisfações com a aparência estética do nariz são extremamente comuns, podendo causar impacto na autoestima, e gerar questões psicológicas que podem se estender ao longo de toda uma vida.

Muitas vezes, o paciente necessita de uma cirurgia para melhorar sua capacidade respiratória nasal (por exemplo, uma septoplastia para a correção de um desvio septal).

Unindo saúde à estética

Ao mesmo tempo em que trata da saúde respiratória, o paciente pode aproveitar a oportunidade para realizar um pequeno ajuste estético (que isoladamente poderia não ser motivo suficiente para se submeter a uma cirurgia).

E, de forma semelhante, em algumas situações, um paciente que sempre desejou realizar uma rinoplastia, pode aproveitar o procedimento para melhorar a respiração pelo nariz. Assim, corrige um desvio septal ou, por exemplo, a hipertrofia de conchas nasais.

Sobre o procedimento

Ao mesmo tempo, a cirurgia que alia a forma e a função é a rinosseptoplastia, e as vantagens são várias, como explica o médico otorrinolaringologista, Dr. Guilherme Guerra Orcesi da Costa.

“Em primeiro lugar, o fato de envolver apenas um procedimento cirúrgico diminui o risco anestésico e de complicações pós-operatórias quando comparado com duas cirurgias distintas.

E por se tratar de apenas uma internação hospitalar, o paciente fica afastado de suas atividades por menos tempo se comparado a dois procedimentos separados”, observa o especialista.

Dr. Guilherme lembra ainda que, em segundo lugar, caso se opte por realizar uma rinosseptoplastia aberta, o acesso cirúrgico mais amplo permite a correção de desvios septais que antes seriam difíceis de se corrigir, utilizando somente a septoplastia convencional.

“E por último, e talvez a razão mais importante, é que ao realizar a rinosseptoplastia o cirurgião pode aproveitar a preciosa cartilagem do septo nasal do paciente para reforçar e/ou reconstruir outras estruturas nasais”, explica.

Com isso, o paciente tem um ganho, tanto funcional quanto estético.

Melhora funcional e estética

“Esse é o conceito de rinoplastia estruturada. Aqui, o cirurgião utiliza a cartilagem do próprio nariz para reforçar a estrutura local, permitindo um resultado mais previsível, estável, e duradouro para a cirurgia”, acrescenta Dr. Guilherme Guerra.

Por todas estas razões, a rinosseptoplastia permanece como uma das cirurgias mais realizadas no dia a dia do médico otorrinolaringologista. É considerada uma excelente opção para promover, de uma vez, a melhora, tanto funcional como estética no nariz.

Dr. Guilherme Guerra Orcesi, da Costa

Médico Otorrinolaringologista

CRM-SC 14920 / RQE 7501

Baía Sul Medical Center

Rua Menino Deus, 63, Bloco A, Sala 502, Centro, Florianópolis – SC

(48) 99176-5577 / (48) 3050-1111

https://www.guilhermeguerra.med.br/

Edição: Alessandra Cavalheiro / Jornalista / Mtb 9775

Mais conteúdo sobre

Saúde Mais