Companhia de Águas de Joinville fiscaliza ligações de esgoto no bairro Costa e Silva

Após as vistorias, os técnicos confirmaram que 62% das casas fiscalizadas tinham ligações irregulares

Desde o início do mês de fevereiro, uma equipe da Companhia Águas de Joinville está realizando fiscalizações na rede de esgoto do bairro Costa e Silva. Das 1200 vistorias feitas na região, 744 apresentaram alguma ligação irregular na rede – o que corresponde a 62% das casas fiscalizadas.

Os erros mais comuns ao fazer a instalação da rede de esgoto são a ligação da drenagem e da caixa de gordura na rede coletora. Segundo o coordenador de coleta de esgoto da Companhia, Marcos Lopes, 12% dos imóveis irregulares têm ligações da rede pluvial na rede de esgoto. A água da chuva despejada na rede de esgoto prejudica o funcionamento da tubulação, principalmente em dias de chuva, causando extravasamentos em bueiros e até refluxo dentro dos imóveis. 

Na primeira visita da equipe de fiscalização da Companhia, caso a residência tenha alguma ligação irregular, o morador recebe uma notificação e tem até 30 dias para adequar a rede. Segundo Lopes, na revistoria, se o morador não fez a adequação de rede, pode receber uma multa que vai de R$300 a R$600 direto da Águas de Joinville. “O ponto positivo é que temos constatado que em torno de 74% dos clientes realizam a adequação dentro do prazo”, afirma. Na maior parte dos casos de descumprimento, a ocorrência é encaminhada também para a Secretaria do Meio Ambiente, a quem o morador deve responder por infringir leis ambientais.

Águas de Joinville não faz ligações internas de esgoto 

Ricardo dos Santos, fiscal da Companhia, alerta para a falsa propaganda do serviço de ligação terceirizado. “Muita gente diz que já trabalhou na Companhia e até cobra mais caro para fazer a ligação, mas acaba fazendo ainda pior que os outros”, afirma. A Águas de Joinville não faz ligação interna de esgoto e não se responsabiliza pelo serviço de terceiros. Caso contrate alguém, é importante que o cliente acompanhe a ligação e fique atento para cumprir os requisitos da Companhia.  

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...