Concurso para agente do sistema prisional tem mais de 29 mil inscritos

Atualizado

O concurso público do governo do Estado para o cargo de agente penitenciário teve 29.316 inscritos para 600 vagas. A informação é da SAP (Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa). A relação das inscrições deferidas será divulgada, provavelmente, em  20 de novembro, no site oficial do concurso.

Concurso para agente do sistema prisional – Foto: Jaqueline Noceti/Arquivo /SAP/ND

A data provável para a realização da prova objetiva é 1º de dezembro nos municípios de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Conforme previsto por lei, cabe ao agente penitenciário executar ações relacionadas com gestão do sistema prisional; efetuar segurança da unidade prisional em que atua; vigiar, interna e externamente, investigar, fiscalizar, inspecionar, revistar, intervir, acompanhar e escoltar presos provisórios ou condenados, zelando pela ordem e segurança deles.

Leia também:

O concurso é mais uma ação do governo do Estado alinhada com o plano de segurança pública que tem permitido a redução dos índices de criminalidade em Santa Catarina.

De acordo com titular da SAP, Leandro Lima, a realização do concurso público atende uma necessidade premente da pasta. “Essa medida nos permite abrir novas vagas no sistema prisional, colocar em operação as vagas já existentes e otimizar outras vagas no sistema prisional, dando mais segurança para a sociedade catarinense”, destacou.

Mais conteúdo sobre

Empregos e Concursos