Confira o passo a passo da 3ª chamada do concurso do magistério em SC

Atualizado

Conforme o anúncio feito pelo governador Carlos Moisés no dia 27 de setembro, o Governo do Estado irá prorrogar por dois anos a validade do concurso do Magistério Público Estadual de 2017, Edital nº 2271/2017/ SED. Serão chamados, ainda em 2019, dois mil profissionais aprovados para início do exercício em 2020.

Serão chamados 1,5 mil novos professores para a rede estadual de ensino e 500 profissionais, assistentes e especialistas educacionais – Foto: Julio Cavalheiro/Secom/ND

A estimativa da Secretaria de Estado da Educação é concluir, até o final de outubro, as etapas previstas na legislação antes da chamada dos novos servidores.

A SED (Secretaria de Estado da Educação) prevê a chamada de 1,5 mil professores para Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais e Ensino Médio. Também serão chamados 500 Assistentes de Educação e Especialistas em Assuntos Educacionais, o que contempla os cargos de supervisor escolar, administrador escolar e orientador educacional. A data de chamada dos novos servidores, em dezembro será definida de acordo com a finalização do concurso de remoção.

Leia também:

A partir do mês de novembro, a SED recebe o resultado do levantamento de vagas realizado pelas Coordenadorias e Supervisões Regionais de Educação para realizar a publicação das vagas, dias e locais de chamada.

Os candidatos aptos a escolher vaga serão informados da 3ª chamada por e-mail, disparado pela Acafe, empresa que operacionalizou o concurso de ingresso. No dia da chamada, o candidato precisará apresentar somente um documento de identidade com foto.

Edital de remoção

O edital de remoção é um concurso interno para professores, assistentes de educação e especialistas em assuntos educacionais, que podem buscar remoção para qualquer região do Estado onde houver vaga disponível.

Essa etapa é realizada até o final do mês de outubro, com levantamento de vagas, publicação do edital no portal da Secretaria, prazos de inscrições, desistência, recursos e divulgação da listagem final em dezembro de 2019. Os servidores removidos assumem nas novas unidades no primeiro dia letivo de 2020.

“A ideia é oferecer oportunidades para os profissionais que queiram mudar de escola ou região, conforme a disponibilidade de vagas. As vagas serão preenchidas a partir do levantamento da necessidade, escola por escola. No período das inscrições, qualquer profissional pode solicitar a remoção para onde houver vaga disponível”, afirmou o secretário, Natalino Uggioni.

Aumento estimado

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a rede estadual de ensino conta, atualmente, com 14.359 professores efetivos. Sendo assim, a 3º chamada representa um aumento de 10%. Para o quadro de assistentes e especialistas, que são, hoje, 1999, esse aumento será de 25%.

A Secretaria informou, ainda, que a estimativa é que, em 2020, em torno de dois mil professores terão condições de pedir a aposentadoria, seja por tempo de serviço ou idade.

Confira o passo a passo da 3º chamada do Concurso 

2 mil profissionais aprovados para início do exercício em 2020 – Foto: SEDSC/Divulgação/ND

Confira o quadro do Edital de Remoção

Quadro de Edital de Remoção e prazos – Foto: SEDSC/Divulgação/ND

Mais conteúdo sobre

Educação